TURISMO

Quer viajar mais? Comece pelo passaporte

Publicado às 17h

Por Miriã Arruda

Tudo bem que não precisamos de passaporte para viajar pelo Brasil e América do Sul. Mas ver aquelas páginas cheias de carimbos faz os olhos brilharem. Aliás, nunca se sabe quando vamos precisar. Vai que?

Aproveite este passo a passo para emitir o seu passaporte comum para brasileiros.

Foto: Arquivo Pessoal/Miriã Arruda

Não compre as passagens

Comece o planejamento da sua viagem pelo passaporte e não pelas passagens. Apesar da Polícia Federal – PF dar um prazo para a emissão do documento, devemos estar sempre preparados para os imprevistos. Caso necessite de um com urgência, confira aqui se você se encaixa nos requisitos.

Separe os documentos

• RG ou passaporte anterior, se tiver
• CPF
• Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União – GRU

É importante estar regular no Tribunal Superior Eleitoral – TSE e, para homens, também no Serviço Militar.
Se o passaporte for para menores de 18 anos, consulte a documentação necessária.

Preencha o formulário on-line

Com documentos em mãos, preencha o formulário de emissão de passaporte com os dados dos documentos que você utilizará no dia do atendimento. Após revisar todas as informações, clique em enviar.

Neste momento, será gerado um protocolo e uma Guia de Recolhimento da União para pagamento.

Pague a taxa

O valor da emissão do passaporte é de R$ 257,25 (atualizado em setembro de 2019) e seu pagamento pode ser feito em qualquer banco ou agência lotérica dentro da data de vencimento. Caso o boleto vença, é possível reemitir a GRU.

A PF recomenda aguardar uma hora depois do boleto emitido para realizar o pagamento.

Atendimento presencial

Após a compensação do pagamento (que pode variar de 1 a 3 dias úteis), você deve escolher um dos postos da Polícia Federal e agendar seu atendimento presencial. A unidade Lapa, próxima à Ponte do Piqueri, também emite passaporte.

No posto

No dia e horário agendados (chegue com 15 minutos de antecedência), leve os documentos necessários (RG, CPF e comprovante de pagamento com o protocolo) ao posto escolhido. O atendimento costuma ser rápido. Serão conferidos os dados do formulário, coletadas as impressões digitais e tirada uma foto, que ficará no passaporte. Não é aconselhável vestir branco ou usar muita maquiagem. Evite decotes, bermudas e chinelos.

Retirada do passaporte

Quando o documento estiver disponível no posto escolhido para retirada, possivelmente você receberá um e-mail automático informando a disponibilidade. Mesmo assim, você pode acompanhar o andamento do pedido pelo site em “Consultar andamento”.

A entrega será feita pessoalmente, por ordem de chegada, no mesmo local da solicitação e somente para o titular, mesmo que seja menor de idade. Para retirá-lo você deve levar os mesmos documentos apresentados anteriormente, conferir a digital e assinar o passaporte.

Caso não retire em até 90 dias, o documento será cancelado e a taxa não será devolvida.

E agora?

Eba! Com passaportes em mãos, você pode viajar para qualquer lugar do mundo. Mas fique atento: antes de comprar as passagens, verifique a necessidade do visto e do Certificado Internacional de Vacinação da Anvisa. Fica pra outro post. 😉

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário