TURISMO

Viagem bate e volta: Itinguçu é logo ali

Publicado às 16h

Por Redação Folha Noroeste

Para quem curte o ecoturismo, o Parque Estadual Itinguçu é um passeio que permite conhecer uma natureza exuberante por todo lado. Mais do que isso, este pedacinho do paraíso está há apenas 138 km da capital, em Peruíbe. O parque faz parte do Mosaico de Unidades de Conservação Juréia-Itatins (MUCJI), território de aproximadamente 97 mil hectares, em alto grau de preservação, que abriga diversas espécies nativas, como a onça-pintada, o macaco mono-carvoeiro, o palmito-juçara, o tucano-de-bico-preto, dentre outrasraras e endêmicas da Mata Atlântica.

Desse mosaico, o único local aberto ao públicoé o Parque EstadualItinguçu (PEIT). Com mais de cinco mil hectares de área, a reserva abrange os municípios de Peruíbe e Iguape, e conta com dois núcleos de visitação: Arpoador e Itinguçu.

Puro verde

Implantado em 1989, o eixo Arpoadorsempre foi referência em atividades de estudo do meio biofísico com grupos organizados. O ambiente é formado por vários ecossistemas associados de Mata Atlântica, tais comopraias, costões rochosos, mata de encosta, estuário do rio Guaraú – com significativa porção de manguezal -, bem como cachoeiras e rios.

Paraíso das águas

Já o Núcleo Itinguçu, a 18 km de Peruíbe, abrange o município de Iguape etem, aproximadamente, 994 hectares de área. A região foi ocupada desde os anos 60, onde os moradores desenvolveram atividades agrícolas até o inicio de 1990. Seu principal atrativo é a Cachoeira do Paraíso, formada pelo Rio Itinguçu – com queda d’água de 17 metros e várias piscinas naturais, que podem ser acessadas por uma trilha de 500 metros em meio à mata ciliar.

A visitação é limitada a 270 pessoas por dia e os ingressos são distribuídos, gratuitamente, por ordem de chegada, no Portal do Mosaico – Base Operacional do Perequê, localizado no km 13 da Estrada do Guaraú/Barra do Una, no próprio acesso ao núcleo.

Parque Estadual Itinguçu

Horário de funcionamento: todos os dias, das 8h às 17h.
Endereço: Estrada Ecologista Arnaldo Paschoalino, s/n°, Utinga Grande – Peruíbe.
Telefone: (13) 3457-9215.

Itinguiçu- Crédito foto Otto Hartung – Agradecimentos À Fundação Florestal

 

 

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário