COTIDIANO

Cinemas da capital deverão oferecer sessões adaptadas para crianças e adolescentes autistas

Publicado em 15/01, às 11h40

Por Priscila Perez

Crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) terão direito a sessões de cinema totalmente adaptadas a eles, com luzes levemente acessas e volume de som reduzido. É o que diz a Lei 17.272/20, de autoria do vereador Rinaldi Digilio, sancionada nesta quarta-feira, 15 de janeiro, pelo prefeito Bruno Covas.

Sessão adaptada para crianças com autismo. Foto: Metrópoles/Reprodução.

Segundo ela, dentro de 90 dias, quando entrará em vigor, todos os cinemas da capital deverão oferecer ao menos uma sessão por mês a jovens autistas e suas famílias. Em caso de descumprimento, o estabelecimento infrator será multado em até R$ 10 mil e poderá ser interditado – se reincidente.

Pela nova regra, será autorizada a circulação de espectadores dentro da sala, assim como a entrada e saída durante a exibição do filme. A lei também impede a veiculação de publicidade nessas sessões. “As sessões deverão ser identificadas com o símbolo mundial do espectro autista, que será afixado na entrada da sala de exibição.”

O parlamentar conta que o projeto surgiu após uma mãe relatar que o filho, fã dos Vingadores, não poderia ir ao cinema, pois o escuro e o som alto incomodavam muito o garoto. “São Paulo conta com um contingente estimado de quase 250 mil autistas, que não conseguem ir ao cinema, com exceção a projetos especiais”, relata o vereador.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)