COTIDIANO

Desembargadora derruba liminar e libera licitação de ônibus em SP

Flora Maria Silva, da 13ª Câmara de Direito Público de São Paulo, acolheu recurso apresentado pela gestão Bruno Covas e determinou o 'imediato restabelecimento' do processo de concessão

Publicado às 9h30

Agência Estado

A desembargadora Flora Maria Silva, da 13ª Câmara de Direito Público de São Paulo, acolheu recurso apresentado pela gestão Bruno Covas (PSDB) e determinou nesta sexta, 1º, “o imediato restabelecimento” da licitação para contratação de empresas de ônibus para a capital paulista.

A suspensão havia sido decretada liminarmente pela 13ª Vara da Fazenda Pública da Capital em ação movida pelo empresário Romero Niquini, que questionava, entre outros pontos, cláusula sobre a exigência de posse de 50% da frota em até cinco dias antes do início da execução do contrato.

Segundo Niquiri, o ponto provocava falta de isonomia no processo licitatório, entendimento aceito pela Vara da Fazenda ao suspender a licitação. Em recurso, a Prefeitura alega não exigir posse de frota para participação da concessão, mas “a expertise prévia” para atuar com pelo menos 50% do estimado para operação.

Ao acatar o recurso, a desembargadora Flora Maria Silva segue os argumentos da gestão Bruno Covas e diz não vislumbrar, “ao menos neste momento processual, a inobservância do princípio da isonomia que pudesse ensejar a suspensão da licitação em tela”.

A magistrada, no entanto, discordou de um argumento da Prefeitura, que pedia a extinção do processo por se tratar de uma ação civil pública movida por um empresário do setor de transportes, o que, na visão da gestão municipal, configuraria interesse particular.

“Não há como se verificar, ao menos nesta fase inicial do processo, que a ação popular tenha sido ajuizada visando apenas interesse pessoal de seu autor”, afirmou.

A desembargadora determinou “o imediato restabelecimento do curso do processo licitatório” e a redistribuição da ação para a 15ª Vara da Fazenda Pública, onde tramita processo semelhante.

Atrasada desde 2013, a licitação para contratar empresas de ônibus em São Paulo foi alvo de questionamentos na Justiça e no Tribunal de Contas do Município ao longo das últimas três gestões, Fernando Haddad (PT)João Doria (PSDB) e Bruno Covas.

Enquanto isso, a frota municipal circula sob contratos emergenciais, com repasses maiores do que a inflação. No ano passado, os pagamentos chegaram a quase R$ 9 bilhões.

No último dia 22, outra liminar havia suspendido a licitação. O processo foi motivo pela empresa de transporte Costa Atlântica, mas a decisão foi retirada após reportagem do jornal Folha de S. Paulo revelar que a empresa não tinha garagem nem coletivos. Nesta semana, a Prefeitura pediu ao Ministério Público a investigação do caso.

 

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)