COTIDIANO

Estado registra 12 mil casos de furtos e roubos a casas e condomínios por ano

Publicado em 29/10, às 12h30

Por Priscila Perez

O poder público, muitas vezes, lança números positivos para destacar a curva decrescente da criminalidade. E quando a população rebate, entra em cena o conceito de “sensação de insegurança”. “É apenas uma impressão”, diriam os especialistas. Mas os números nunca mentem, não é mesmo?

Prédio na Rua Maranhão, em Higienópolis. Foto: Gabriela Del´Moro.

Se considerarmos o Sistema de Informações Criminais (Infocrim), sistema ligado à Secretaria da Segurança Pública do Estado, São Paulo enfrenta uma perigosa realidade. De 2014 a 2018, o estado registrou mais de 12 mil casos de furtos e roubos a casas e condomínios por ano. Só na capital, foram 7.883 casos em 2014 e 4.729 quatro anos depois. Aqui, pelo menos, a curva decrescente não é imaginária.

Mas as ações criminosas, além de criativas, estão sendo lideradas por jovens. Uma adolescente de quinze anos, por exemplo, já foi detida dez vezes. Os assaltantes também criam estratégias e engenhocas para entrar nas residências e driblar sistemas de segurança. O porteiro, nessas horas, acaba de mãos atadas. Em Higienópolis, na zona oeste, um jovem de 22 anos, conhecido como “Rabino”, se vestia de preto, com direito a barba e chapéu, para conseguir acesso aos prédios. O DEIC identificou o assaltante, que acabou preso há duas semanas.

Os dados foram obtidos via Lei de Acesso à Informação.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise