COTIDIANO

Gestão Doria promete alvará de obras com mais de 1.500 m² em até 120 dias

Burocracia na aprovação dos projetos faz com que o prazo para dar início a uma obra chegue a 500 dias

Publicado às 9h15

Folha de SP

O prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), transformou em lei nesta segunda-feira (11) projeto que prevê a liberação de grandes empreendimentos imobiliários em até 120 dias.

Grande reclamação de construtoras, a burocracia na aprovação dos projetos faz com que o prazo para dar início a uma obra chegue a 500 dias, segundo a prefeitura.

De acordo com a nova lei, empreendimentos novos com área igual ou superior a 1.500 m² poderão reduzir o tempo de emissão do alvará das novas construções para, no máximo, quatro meses.

Reformas e ampliações não são contempladas pela nova medida.

Segundo a administração, o projeto batizado “Aprova Fácil” torna os procedimentos mais simples e prevê que o proprietário apresente um projeto simplificado para dar andamento ao processo.

A contar dessa segunda, a prefeitura terá 90 dias para publicar as regras detalhadas do projeto (regulamentação).

Com a mudança, a prefeitura não precisará mais averiguar detalhes internos das edificações (com a quantidade de cômodos, por exemplo), sendo responsabilidade total do engenheiro da obra.

A gestão fiscalizará, porém, os aspectos urbanísticos, ambientais, de segurança do uso, acessibilidade e de sustentabilidade.

A mudança havia sido planejada pelo ex-prefeito Fernando Haddad (PT) e fazia parte das diretrizes do Código de Obras, projeto também elaborado pela administração petista e vigente desde julho passado.

As aprovações para imóveis deste tamanho são responsabilidade da Secretaria de Licenciamento. Já os menores de 1500 m² são avalizados pelas prefeituras regionais.

CASO AREF

A burocracia em torno da aprovação de empreendimentos deu origem a um esquema de corrupção que durou anos em São Paulo.

Conforme a Folha revelou em 2012, o diretor do Aprov (antigo setor responsável pela liberação de obras ligado à Secretaria de Habitação), Hussain Aref Saab, foi acusado de comandar um esquema de liberação de construções de médio e grande porte depois de pagamento de propina.

Ele adquiriu 106 imóveis nos pouco mais de sete anos em que permaneceu no cargo. Réu em ações das áreas criminal e civil, Aref e sua mulher tiveram os bens bloqueados.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise