COTIDIANO

Gestão Doria quer terraço com mirante, shopping e restaurantes às margens do Rio Pinheiros; investimento é de R$ 1,5 bi

Publicado em 23/12, às 12h20

Por Priscila Perez

Um projeto ambicioso às margens do poluído Rio Pinheiro promete revitalizar a região com a instalação de mirante, shopping a céu aberto e restaurantes. Publicado na última sexta-feira, 20 de dezembro, pela gestão João Doria, o edital prevê a concessão à iniciativa privada de áreas da Usina São Paulo, também conhecida como Usina da Traição, para a construção de um grande terraço, com quase dois mil metros quadrados, até 2022. Neste prazo, o rio também deverá ser despoluído, ficando livre de esgoto e lixo.

Projeto vai requalificar a região do Rio Pinheiros. Foto: Felipe Rau/Estadão.

O programa de revitalização, que inclui ainda a construção de estacionamento e rampas de acesso, prevê um investimento de R$ 1,5 bilhão. As áreas envolvidas na concessão totalizam 30,8 mil metros quadrados e pertencem à Empresa Metropolitana de Águas e Energia (Emae) e, também, à Prefeitura de São Paulo. Para levar o projeto adiante, o governo estadual terá de negociar com a administração municipal.

“Queremos construir um novo centro de lazer, para criar uma proximidade das pessoas com o rio”, destaca o secretário estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, Marcos Penido. A concessão, de acordo com o edital, terá validade de 20 anos, podendo ser renegociada.

O projeto está dividido em três frentes. O primeiro espaço a ser explorado é o edifício da usina, cuja fachada deverá ser revitalizada. A ideia é que a empresa vencedora construa um rooftop com vista para o Rio Pinheiros. Na margem leste, pretende-se construir um centro de compras interligado à CPTM, com quase 10 mil metros quadrados de área. A terceira frente fica na margem oeste, com 17,6 mil m², onde deverá ser construído um estacionamento.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário