COTIDIANO

Homicídios, latrocínios e roubos caem no semestre no Estado; estupros sobem

Estatísticas divulgadas nesta quarta pela Secretaria da Segurança mostram ainda que crimes de furto subiram na capital

Publicado às 10h35

Agência Estado

O Estado de São Paulo voltou a registrar redução nos seus indicadores de homicídio, latrocínio, roubo e furto, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira, 25, pela Secretaria da Segurança Pública. Os números, relativos ao primeiro semestre de 2018 e comparados ao mesmo período do ano passado, mostram, no entanto, a nona alta consecutiva mensal de estupro, crime que acumula 15,7% de aumento no ano.

No semestre, o registro de homicídios caiu 10%, de 1.662 casos para 1.495 nos seis primeiros meses de 2018. Já os latrocínios (roubos seguidos de morte) tiveram queda de 33,5%, saindo de 205 casos e atingindo 135. A redução de roubos outros – categoria que inclui roubos a pedestres, comércio e residência, por exemplo – no período foi de 15%. Ainda assim, o Estado registra 760 crimes dessa natureza por dia. Já a redução nos furtos no semestre foi de 3%, com 254 mil casos de janeiro a junho.

Por outro lado, os crimes de estupro somaram 6,1 mil registros no primeiro semestre, alta de 15,7%. É a 15.ª elevação mensal nos últimos 18 meses. Os crimes classificados como estupro de vulnerável representam a maioria dos registros. Dos 6,1 mil, 4,3 mil casos foram cometidos contra vulneráveis (menores, deficientes ou incapazes), e a alta foi ainda mais acentuada nesses casos: 23%.

Na capital, o padrão se manteve. Homicídios (-3,9%), latrocínios (-50,6%) e roubos (-11,8%) tiveram queda. A diferença foi que na cidade os crimes de furto aumentaram 4,5%, com 102 mil registros em seis meses. O crime de estupro também teve alta, de 12,1% com 1,3 mil casos.

O que diz a Secretaria da Segurança

Em nota, a Secretaria da Segurança disse que diversas políticas de segurança “vêm sendo implementadas para que São Paulo apresentasse a menor taxa de homicídios do País, 7,11 casos para cada 100 mil habitantes, e fizesse com que os crimes contra o patrimônio também apresentassem redução significativa”. Exemplos dessas políticas, segundo a pasta, são o sistema de informações criminais (Infocrim) e o Registro Digital de Ocorrências (RDO), que permitiram a criação de um mapa da criminalidade.

Sobre a alta nos casos de estupro, a secretaria sustenta que 14% dos registros feitos em junho denunciaram crimes que aconteceram antes de 2017 e 20%, antes de maio deste ano. “As polícias Civil e Militar prenderam 795 pessoas por esse tipo de crime no Estado até maio. Os policiais de São Paulo contam, desde 2015, com o Banco de Perfis Genéticos, que até maio tinha 2.539 perfis inseridos no

sistema. A ferramenta permitiu que os números de coincidências em crimes sexuais duplicassem de 2017 para este ano, e possibilitou que um único criminoso fosse correlacionado em seis crimes de estupro cuja autoria era desconhecida”, acrescentou.

Sobre o aumento dos furtos na capital, a secretaria informou que as polícias “desenvolvem ações”. “Para coibir os roubos e furtos de celulares a SSP passou a incluir o IMEI nos registros dos BOs, para permitir o bloqueio das funções dos aparelhos. Além de impedir a reutilização dos celulares, a medida também resultou na criação de um banco de dados que auxilia a polícia a apreender telefones subtraídos.”

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise