COTIDIANO

MP aponta cartel de empresas de ônibus e pede devolução de R$ 1,8 bilhão aos cofres públicos

Publicado em 23/01, às 12h40

Por Priscila Perez

Uma ação protocolada pelo Ministério Público de São Paulo denunciou a prática de cartel por empresas de ônibus na capital. As irregularidades encontradas nos contratos motivaram o órgão a solicitar a devolução de R$ 1,88 bilhão aos cofres públicos. Oito ex-diretores da SPTrans (São Paulo Transportes) e três consórcios de empresas de ônibus estão envolvidos na ação do MP. De acordo com o promotor Ricardo Manuel de Castro, além das ilegalidades identificadas nos contratos do setor, houve “improbidade administrativa” por parte dos gestores da SPTrans, que se omitiram. A ação de 49 páginas foi apresentada na última terça-feira, 21 de janeiro, e será analisada pela 4ª Vara da Fazenda Pública.

Terminal Pinheiros. Foto: Reprodução/Mariana Pinhoni/G1.

Ele destaca ainda que os consórcios Plus, Unisul e Sete receberam valores acima do previsto e não cumpriram as obrigatoriedades acordadas com o poder público, como investimentos em terminais e construção de centro de operações. Além disso, para fugir do fisco federal, os consórcios incluíam, de forma “fraudulenta”, novas empresas na prestação de serviço – à medida que se endividavam. Nesse processo, apenas os ativos eram transferidos. Assim, era possível continuar operando com a mesma estrutura, mas sem as dívidas.

“O que se verificou, em verdade, foi uma fraude durante toda a execução contratual, para manterem hígidas as concessões de transporte público aos referidos consórcios, quando, em verdade, não detinham eles capacidade de contratar com o Poder Público, ante as vultosas dívidas tributárias colecionadas ao longo dos anos principalmente junto à União Federal.”

Na ação, o promotor também pede para que os ex-presidentes da SPTrans sejam responsabilizados. Agora, caberá à Justiça analisar o texto.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)