COTIDIANO

Nova política estadual sobre drogas foca em prevenção e tratamento

Publicado às 12h50

Por Priscila Perez

São Paulo está prestes a ganhar uma nova política estadual sobre drogas focada em prevenção e tratamento. Entretanto, temas como descriminalização, legalização ou endurecimento de legislação ficaram de fora, assim como termos mais comuns na discussão sobre o tratamento de dependentes químicos. Uma omissão intencional, segundo o deputado Heni Ozi Cukier (Novo), que prefere driblar a polarização. “Estou tentando construir uma saída com o melhor dos dois lados”, explica. A proposta ainda aguarda sanção do governador João Doria (PSDB) para entrar em vigor.

O objetivo da lei é criar uma política de Estado com soluções que tenham continuidade, não importando quem esteja no poder. Pelo projeto, o combate ao uso de substâncias ilícitas e aos seus prejuízos será feito por meio de ações de prevenção, que incluem o estímulo a atividades culturais e práticas esportivas. Quanto ao tratamento de dependentes químicos, a Política sobre Drogas do Estado de São Paulo prevê duas abordagens: redução de danos ou abstinência, dependendo do caso. O modelo híbrido, com abordagens diferentes, prevê ainda o tratamento e a reabilitação psicossocial.

A política estadual também está de acordo com as atuais diretrizes federal e municipal. “A crise com dependência gera um custo avassalador para o Estado, no SUS. Se você não reeducar as pessoas, nosso Estado vai quebrar”, diz o autor do projeto. O deputado ainda sugere a criação de um fundo estadual antidrogas (Funead) para custear os gastos com as políticas de prevenção e tratamento.

Cracolândia, em SP. Foto: Nelson Almeida/AFP

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise