COTIDIANO

Pesquisa aponta que 60% dos moradores de SP são favoráveis à concessão de parques para iniciativa privada

Para Rede Nossa São Paulo, população espera que empresas zelem melhor pelos parques; levantamento mostra também crescimento no percentual de quem recicla

Publicado às 9h40

G1 São Paulo

Mais da metade dos paulistanos acima de 16 anos é favorável à concessão dos parques da cidade de São Paulo para a iniciativa privada, segundo uma pesquisa da Rede Nossa São Paulo em parceria com o Ibope divulgada nesta quarta-feira (14).

De acordo com o levantamento, 60% dos entrevistados – que representa 5,8 milhões dos 9,8 milhões de habitantes da capital acima de 16 anos – se disseram a favor da concessão dos 107 parques municipais a empresas privadas que façam a gestão desses locais por um prazo determinado.

O posicionamento se repetiu em todas as regiões da cidade. A proposta tem maior adesão entre adultos com mais de 45 anos e maior resistência entre jovens de 16 a 24 anos.

Para a Rede Nossa São Paulo, os números indicam que a população tem a expectativa de que a iniciativa privada tenha melhor atuação na zeladoria dos parques da cidade do que a administração municipal.

A preservação e a manutenção das praças foram avaliadas como ruim/péssima por 53% dos entrevistados. Só 11% consideraram ótima/boa.

A gestão Bruno Covas (PSDB) incluiu no Plano de Metas 2019/2020 a revitalização de seis parques municipais por meio de concessões: Ibirapuera, Jacintho Alberto, Eucaliptos, Tenente Brigadeiro Faria Lima, Lajeado e Jardim Felicidade.

A construtora Construcap venceu a licitação para concessão deste pacote de parques, com proposta de R$ 70,5 milhões por um período de 35 anos. A empresa, que é investigada na Lava Jato, poderá lucrar com restaurante, estacionamento e aluguel de espaços para eventos.

Em dezembro, a Prefeitura de São Paulo também anunciou a concessão do Parque Chácara do Jóquei.

Aumento da reciclagem

Além de desenvolver os temas “parques” e “praças”, a pesquisa com foco no meio ambiente também consultou os entrevistados sobre “reciclagem” na capital paulista.

O percentual dos entrevistados que declaram separar os materiais recicláveis dos não recicláveis em casa passou de 57% em 2018 para 61% em 2019.

A maior parte dos paulistanos que recicla tem tem renda superior a cinco salários mínimos (72%), é morador do Centro (70%) ou da Zona Oeste (66%) e tem Ensino Superior (69%).

Os caminhões da Prefeitura (37%) e os catadores (31%) continuam sendo os meios mais utilizados para o descarte de resíduos recicláveis, embora haja quem leve até pontos de reciclagem (16%) ou utilize o serviço de cooperativas (8%).

Para a Rede Nossa São Paulo, o aumento da reciclagem sugere maior demanda por meios de coleta seletiva.

“Nesse contexto, para atender essa demanda crescente e atingir a meta de redução de mais de 320 mil toneladas de resíduos no biênio vigente, a administração municipal precisará desenvolver um novo olhar para os meios que se mostram complementares à coleta realizada tradicionalmente pela Prefeitura, valorizando o catador e as cooperativas que desempenham um trabalho importante em relação à coleta de resíduos e construindo novos pontos de reciclagem”, diz a pesquisa.

Perfil do entrevistado

Na pesquisa “Viver em São Paulo: Meio Ambiente” foram entrevistadas 800 pessoas acima de 16 anos entre os dias 3 e 23 de abril de 2019. Entre os consultados, 54% são mulheres e 46% homens.

Entre os entrevistados, 40% têm renda de até dois salários mínimos, 33% ganham entre dois e cinco salários mínimos, e 27% têm renda maior do que cinco salários mínimos. Do total, 49% se declararam brancos, 48% pardos ou pretos e 3% outros.

A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise