COTIDIANO

Pesquisa revela que 30% dos jovens estão desempregados na capital paulista

Publicado em 30/10, às 13h

Por Priscila Perez

Não está fácil para ninguém, nem mesmo para os mais jovens, principalmente quando o assunto é emprego. Segundo a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo, 30% dos adolescentes paulistanos com idade entre 15 e 19 anos estão desempregados. A pesquisa foi realizada com 400 jovens nas cinco regiões da cidade entre os dias 10 e 23 de setembro, abordando temas como escola, vida profissional e mercado de trabalho.

Foto: Fernando Donasci/Folhapress.

Para 44% deles, o maior entrave para a conquista do primeiro emprego é a falta de experiência. Além disso, 64% dos entrevistados também estão estudando enquanto buscam uma oportunidade, pois consideram fundamental a qualificação profissional. “A pesquisa mostra que o número de ‘nem-nem’ em São Paulo, aqueles que nem estudam nem trabalham, é de 8%, contra os 24% estimados em todo o país pelo IBGE”, destaca Paulo Silvino Ribeiro, coordenador do núcleo de pesquisas da FESPSP.

Para o especialista, o que mais chama atenção é o fato de a cidade apresentar uma parcela significativa de “jovens sem condições ou desmotivados para pleitear uma colocação”. “Ou geramos oportunidades e apostamos naquilo que é caro, ou seja, a aprendizagem por meio da prática, para além do banco escolar ou, lamentavelmente, vamos continuar engrossando as fileiras de jovens sem emprego com muito sonho”, finaliza.

O estudo mostra inda que:
  • 30% deles trabalham e estudam;
  • 37% estudam e não trabalham;
  • 25% trabalham e não estudam;
  • 8% nem trabalham nem estudam.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário