COTIDIANO

Prefeitura de SP vai multar empresas que não fizerem cadastro de lixo

Publicado às 10h35

G1 São Paulo

Termina nesta segunda-feira (9) o prazo para que todas as empresas situadas na capital se cadastrem no sistema de controle de lixo da Prefeitura de São Paulo. A multa prevista para quem não fizer a inscrição gratuita pelo site www.ctre.com.br é de R$ 1.639,60.

O objetivo da gestão municipal é fiscalizar para onde vai todo o resíduo dos estabelecimentos comerciais, principalmente daqueles chamados grandes geradores (que produzem mais de 200 litros de lixo por dia).

No entanto, as pequenas e microempresas também estão sujeitas ao pagamento de multa. Segundo o decreto, toda empresa com CNPJ, seja do tipo ME, MEI, EIRELE ou outra, deve se regularizar.

Grandes geradores

A Prefeitura tem desde 2002 uma lei que obriga os estabelecimentos que produzem mais de 200 litros de resíduos por dia a contratar um serviço de coleta. Mas, por falta de fiscalização, muitas vezes é o caminhão de lixo comum que acaba levando esses resíduos.

Em abril deste ano, um decreto instituiu a necessidade do novo cadastro. O objetivo é monitorar melhor, de forma eletrônica, o que os comerciantes produzem.

Foto: Danilo Verpa/Folhapress

“É um sistema que faz uma leitura de QR Code. Ele lê o estabelecimento, o contêiner utilizado para colocar os sacos de lixo, a empresa que está transportando”, diz Evaldo Azevedo, diretor de Serviços da Amlurb.

Até agora, só 40 mil grandes geradores de resíduos se cadastraram. O número corresponde a menos de 30% dos 140 mil registrados no município.

É o caso da feirante Cláudia Yamada, que produz mais de 200 litros de lixo por dia, mas não sabia da exigência. “A gente precisa e preparar primeiro. Não adianta impor uma coisa que a gente não tá sabendo, né?”, afirma

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise