COTIDIANO

Quase mil passageiros caem por ano no vão entre trem e plataforma da CPTM

Empresa colocou borracha nas estações do Brás e Luz para minimizar risco de acidentes

Publicado às 11h

G1 São Paulo

Cerca de 3 mil passageiros se machucaram ao cair no vão entre o trem e a plataforma da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em São Paulo nos últimos três anos, segundo balanço obtido pelo SP1. É uma média de mil passageiros por ano.

Em 2015, 871 passageiros caíram nos vão; em 2016 foram 989 e, em 2017, 997.

Quando as estações estão lotadas, esse espaço pode ser ainda mais perigoso. Na manhã desta quinta-feira (30), uma passageira de 25 anos caiu no vão entre o trem e a plataforma na estação Osasco da CPTM. Ela foi resgatada por funcionários da CPTM e pelos bombeiros.

Enquanto ela era socorrida, os trens pararam de circular entre as estações Osasco e Presidente Altino que atendem a linha 8-Diamante e a 9-Esmeralda, da CPTM. Segundo os bombeiros, a passageira que caiu foi levada a um hospital com ferimentos na cabeça.

Levantamento da nossa produção mostra que, em 2017, quase 500 passageiros caíram nos vãos da linha 11-Coral; já na linha 9-Esmeralda foram 151. Na Linha 12- Safira, houve 143 casos.

Em 2012, o SP1 mostrou o flagrante de uma pessoa caindo. Em 2017, houve uma iniciativa da CPTM para diminuir as quedas na estação da Luz, no Centro de São Paulo, onde a administradora instalou borrachões na beira das plataformas para evitar mais acidentes.

Para os passageiros, todas as demais estações deveriam receber esse tipo de cuidado.

Em nota, a CPTM disse que “o vão entre o trem e a plataforma é decorrente do compartilhamento com os trens de carga”. “Para reduzir essa distância, os trens contam com estribos nas portas e a empresa está instalando borrachões ao longo das plataformas, que já foram instalados nas estações Luz e Brás”.

A CPTM orienta ainda usuários a tomarem cuidados durante o embarque e desembarque, com avisos sonoros nas estações e trens, e diz realizar campanhas de prevenção nas redes sociais.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)