EDUCAÇÃO

Aluno de artes visuais da FAEP lança livro sobre grafite; obra destaca a produção artística no Estado

Publicado em 20/02, às 12h40

Por Priscila Perez

Traçar seu próprio caminho e seguir adiante. Este é o lema do empresário, arte-educador e estudante de Artes Visuais na FAEP (Faculdade de Educação Paulistana) Donizete de Souza Lima, o Bonga.

Bonga na sala de aula. Foto: Divulgação.

Com 44 anos, o artista nascido na Freguesia do Ó também é coautor do livro Tinta Loka, realizado em parceria com a jornalista Tamires Santana, sobre a atuação de grafiteiros e coletivos de arte urbana no Estado de São Paulo. A obra de mais de 200 páginas faz um importante mapeamento da produção artística e cultural no interior e na periferia paulista, onde há forte atuação de grafiteiros sem a devida visibilidade. “É importante entender que um livro dessa cultura [hip-hop] é um documento de registro e meio de contar nossa história”, explica o artista.

Arte urbana. Foto: Reprodução/Instagram.

Seu primeiro contato com o grafite foi nos anos 90, por influência da cultura hip-hop. De lá para cá, Bonga viajou o mundo, ganhando espaço no cenário internacional. Já expôs sua arte em festivais na França, Bélgica, Itália, Equador e Peru. “O hip-hop mudou minha vida, minha escola foi essa cultura, me abriu um caminho para ver as coisas de outra forma”, crava. Hoje, ele também atua em projetos sociais de difusão da cultura hip-hop e da arte urbana.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário