EDUCAÇÃO

Câmara recebe projeto que batiza CEUs com nomes de personalidades negras

Publicado em 11/9/2020 as 9h54

Por Cristina Braga

Parlamentares do Legislativo receberam no Plenário 1º de Maio um PL (Projeto de Lei), de autoria do Executivo, que denomina 12 CEUs (Centros Educacionais Unificados) com o nome de personalidades negras ligadas à história do Brasil.Dois estão na zona noroeste.( Veja abaixo).

De acordo com o projeto, a proposta busca uma política mais ampla de promoção da igualdade racial e valorização da diversidade étnica no Município de São Paulo, além da necessidade de aumentar a representatividade das pessoas negras dentre os homenageados em equipamentos municipais. Os escolhidos, segundo a justificativa do PL, contribuíram com a luta para redução da desigualdade, do racismo e que muitas vezes são esquecidos nos livros de história.

Igualdade racial
Também representando o Executivo, a secretária executiva de coordenação de Promoção de Igualdade Racial da Secretaria de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania, Elisa Rodrigues, observou que respeitar as diferenças é fortalecer a democracia. “Esse momento é histórico e nos deixa emocionados. Com certeza, o impacto à população negra será muito grande”, agradeceu a secretária.
Apoio do Parlamento
O pen drive com o conteúdo do PL foi entregue, de forma simbólica, ao presidente da Câmara Municipal. O parlamentar enfatizou o apoio do Legislativo na apreciação do projeto que deve entrar em pauta para votação nos próximos dias.
Zumbi dos Palmares
Convidado especial do evento, o reitor na Universidade Zumbi dos Palmares, José Vicente, falou sobre a importância desta data para o combate ao racismo no Brasil. Ele comentou que o conjunto de medidas apresentado hoje é um marco e um farol para o futuro. “Nós estamos construindo nesta manhã um paradigma do que foi o tratamento deste tema até os dias atuais e o que é deverá ser o tratamento deste tema para os dias que virão”.

CONFIRA OS HOMENAGEADOS (na zona noroeste)
*O Centro Educacional Unificado Freguesia passa a se chamar Centro Educacional Unificado Freguesia – Esperança Garcia
*O Centro Educacional Unificado Taipas passa a se chamar Centro Educacional Unificado Taipas – Professora Maria Beatriz Nascimento

 


Cerimônia do Projeto de Lei de Nomeação de 12 CEUs na capital paulista.
Foto: Afonso Braga