EDUCAÇÃO

Enem 2019: veja como se dar bem na prova e tirar nota máxima na redação

Publicado em 30/10, às 10h50

Por Priscila Perez

Com a proximidade do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), que acontece nos dias 3 e 10 de novembro, os vestibulandos já estão totalmente em clima de prova. Mas a apreensão pré-vestibular vai além das questões de Português e Matemática. Como já é de praxe, o exame propõe temas surpreendentes em suas redações. E aí o jovem “pira” nos últimos dias tentando descobrir qual será o assunto da prova, cujo alvo tem sido a sociedade brasileira.

Foto: IStock.
Como ir bem na redação?

Para se dar bem da redação, a fórmula do sucesso é bem objetiva: boa escrita, respeito aos direitos humanos, propostas relacionadas ao tema, repertório sociocultural e qualidades textuais como coesão e coerência. A dica é do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Na Cartilha do Participante, disponível no site da entidade, é possível conferir as redações nota mil comentadas por especialistas. Outra dica importantíssima é “escrever com letra legível”, pois as redações ilegíveis não serão avaliadas.

As cinco competências avaliadas são:
  1. Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa.
  2. Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa.
  3. Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.
  4. Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.
  5. Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.
Principais temas

Segundo o instituto Quero Bolsa, plataforma de bolsas de estudo voltado ao ensino superior, há oito possíveis temas de redação para este ano. As dicas foram elaboradas em conjunto com o Cursinho da Poli de São José dos Campos.

  • Como melhorar a questão da mobilidade urbana no Brasil

Dentro desse tema, é importante tomar conhecimento das políticas públicas de deslocamento e a falta de investimento no transporte público e nos alternativos, que contribui ainda mais para problemas como o congestionamento e a superlotação.

  • Combate às epidemias no Brasil

Atualmente o índice de epidemias e número de mortes ainda cresce, como no caso da dengue e sífilis, bem como outras doenças que já haviam sido erradicadas, como o sarampo. É importante se atualizar sobre o problema de saúde pública e pesquisar políticas de prevenção.

  • O que pode ser feito para aumentar a expectativa de vida entre os brasileiros?

A expectativa de vida dos brasileiros tem aumentado nos últimos anos devido à melhora na qualidade de vida e bem-estar da população. É interessante entender os fatores que levaram a esse aumento e como continuar o crescimento.

  • Evasão escolar

O Censo Escolar, divulgado em 2018 pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), mostra que ainda há 2 milhões de crianças e adolescentes fora da escola. Essa evasão pode estar associada a falta de escolas, bullying, falta de condições econômicas dos alunos, dentre outros.

  • Como combater o bullying nas escolas do Brasil?

O bullying, infelizmente, ainda é muito recorrente nas escolas brasileiras e afeta principalmente os adolescentes. É caracterizado pela violência física, verbal e psicológica, e ainda pode ocorrer pelas redes sociais, o chamado cyberbullying. É importante pesquisar sobre casos conhecidos e articular como o bullying pode afetar a vida de uma pessoa até mesmo anos depois dela finalizar a escola.

  • Combate à depressão e ao suicídio

Com o número de casos de suicídio cada vez mais alarmantes, torna-se necessário pensar em políticas públicas para combater a depressão. No Brasil em 2016, segundo o Ministério da Saúde, ocorreu 1 caso de suicídio a cada 46 minutos.

  • A importância da preservação do meio ambiente

O tema é uma pauta que sempre está em discussão. É importante tomar nota sobre programas de preservação, legislações e conferências ambientais, como Conferência de Estocolmo, Protocolo de Kyoto, Rio+20 e Agenda 21.

  • O perigo da escassez da água no Brasil

Outra pauta no teor ambiental é a questão da crise hídrica no Brasil. É importante entender as causas e consequências dessa crise, pesquisar políticas que já estão em prática e as possíveis soluções futuras.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise