EDUCAÇÃO

Etec Jaraguá cria robô autônomo que facilita trabalho na lavoura

Publicado em 27/01, às 15h20

Por Priscila Perez

Alunos da Etec Jaraguá (Escola Técnica Estadual) desenvolveram uma solução “high-tech” para facilitar o trabalho na lavoura. Aplicando seus conhecimentos em Eletrotécnica, Luidy Henrique, Marlon Welles, Pablo Santos e Thiago Cherry conceberam um robô autônomo capaz de arar a terra, compactar e adubar o solo, além de plantar sementes. O projeto foi criado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Equipe da Etec Jaraguá. Foto. Divulgação.

Raalph, como é chamado pelos estudantes, foi criado para apoiar o agricultor durante o plantio em pequenas lavouras de hortaliças. “Além das tarefas mais básicas de plantio, o protótipo conta com um dispositivo de segurança capaz de detectar a presença de um animal ou pessoa na rota planejada evitando acidentes”, explica Jean Mendes, orientador do grupo e responsável pelo projeto.

Segundo ele, o “robô autônomo agrícola” foi fruto de uma investigação científica, em que os estudantes mapearam as principais demandas do setor e apontaram melhorias. O desenvolvimento do protótipo envolveu habilidades multidisciplinares, além de conhecimento nas áreas de Automação e Robótica.

Elogiado, o projeto chegou a participar da terceira Semana da Educação Ciência e Tecnologia Júnior (Sedcitec JR), do Instituto Federal de São Paulo – uma competição de projetos acadêmicos, totalmente desenvolvida por alunos do IFSP.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário