EDUCAÇÃO

No mês do índio tem estreia do projeto “levando cultura indígena para a escola”

Publicado em 13/04/2021 às 10h

Por Redação/SECOM

No dia 19 de abril é lembrado o Dia do Índio e a data será lembrada com a estreia do Projeto Levando Cultura Indígena para Escola, iniciativa premiada pelo Edital Seu Dito da Congada lançado pela Secretaria de Cultura e Lazer com recursos da Lei Federal Aldir Blanc. O projeto disponibilizará vídeos com a participação de diversos convidados, representantes indígenas que serão exibidos para os alunos por meio da plataforma digital utilizada para as aulas remotas.

O Projeto foi idealizado pelo descendente indígena, Victor Hugo, de apenas 11 anos de idade, mas que já é conhecido nacionalmente como Victor Tapuya Kariri. Nascido em Cotia, o garoto se dedica a divulgar sobre a cultura de seus ancestrais há cinco anos, quando ele percebeu que dentro de sua escola faltava representatividade indígena. E se dedicou a falar aos colegas, professores e à comunidade histórias que iam além das escritas nos livros sobre os povos indígenas. Seu esforço sempre foi em levar cultura, pois, como ele mesmo diz, cultura é educação.

Por conta da pandemia e suspensão das aulas presenciais, bem como de eventos com presença de público, o projeto para o qual Victor Tapuya Kariri dá voz e rosto foi reinventado. Vídeos foram produzidos e trarão falas muito importantes para a luta e a resistência dos Povos originários. As produções contam com a participação especial de Indígenas guaranis da Aldeia Itacupé, Território Indígena do Jaraguá – SP, de Tamikuã Txihi, Wera Popygua, Cris Ará e Eduardo Jeguaká.

Programação Projeto Levando Cultura indígena Para Escola*

Data 16/04/21

E. M Sidrônia Nunes Pires

Convidada: Cris Ará

Tema: O significado, a história e a importância dos artesanatos na vida dos indígenas Guarani, e utilização e importância da mandioca para o seu povo.

Data: 19/04/21

Centro Educacional do Atalaia

Convidada: Tamikuã Txihi

Tema: Ajudando a Natureza a Sobreviver. Apresentação da criação de abelhas sem ferrão na Aldeia Itacupé. A importância desta criação, não só os povos indígenas, mas para que a humanidade cuide da Terra, da Natureza.

Data: 21/04/21

Centro Educacional da Granja Carolina

Convidada: Tamikuã Txihi

Tema: A importância de reflorestar – quais os benefícios que isso nos traz.

Data 23/04/21

E. M Joaquim Pereira da Silva

Convidado: Wera Popygua (liderança da Aldeia Itacupé).

Tema: Luta para preservar a língua, o Território e a Cultura do seu Povo.

Imagem: Reprodução Calendarr Brasil

 

Data: 26/04/21

E.M João Luís Montanheiro

Convidado: Eduardo Karaí Jeguaká

Tema: História Indígena de Cotia. Arte utilizando o bambu como matéria-prima.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)