ENTRETENIMENTO/ESPORTES

Iniciativa poética e mulheres venezuelanas são temas em maio no Museu da Imigração

Publicado em 06/05/2021 às 09h30

Por Redação/Portal do Governo

Programação conta com inauguração do Projeto RAIZ e sala de exibição do documentário Adelante

Na primeira quinzena de maio, o cronograma híbrido do Museu da Imigração – instituição da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo – contará com a estreia do Projeto RAIZ, que promove um espaço de escuta no jardim do Museu sobre temas relevantes para a instituição, como identidade, memória e herança. Na sequência, ainda mantendo o formato presencial, os visitantes poderão assistir ao documentário “Adelante – A Luta das Venezuelanas Refugiadas no Brasil”. Fechando o período, ocorrerá mais uma live da série “A situação das mobilidades humanas na pandemia”.

A partir do dia 05 (quarta-feira), o público poderá conferir uma iniciativa poética sobre reflexões e memória no jardim da instituição. Após a perda de uma das figueiras centenárias do MI, o Projeto RAIZ foi desenvolvido com o objetivo de promover um espaço de escuta, no tronco restante da árvore, disponibilizando aos visitantes conteúdos em áudio que abordam temas relevantes para o Museu, como identidade, direitos humanos, xenofobia, refúgio, natureza e herança. Entre as narrações e textos, poesias e cantos, que foram produzidos especialmente para a proposta, iremos nos despedir dessa presença fundamental da trajetória do Museu. A ação será inaugurada com uma produção do historiador e escritor, Leandro Karnal. Outros nomes, como o cantor e compositor Emicida e a jornalista baiana Jessica Senra, estão confirmados para os próximos meses.

Já entre os dias 05 e 30, o Museu exibirá o documentário “Adelante – A Luta das Venezuelanas Refugiadas no Brasil”, dirigido pela cineasta e jornalista Luiza Trindade, com coprodução do Projeto Celina e do jornal O Globo e apoio da ONG PARES Cáritas. Durante o horário de funcionamento, os visitantes poderão assistir ao filme, que conta as histórias de oito mulheres e é um recorte íntimo sobre as consequências de um país inteiro, além de visualizar fotografias realizadas no processo de gravação.

Fechando a primeira quinzena, a live “A situação das mobilidades humanas na pandemia” traz, no dia 13 (quinta-feira) uma conversa com o Padre Assis Tavares, um religioso de Cabo Verde que atua no Brasil, na favela de Vila Prudente, em São Paulo, com populações marginalizadas. O projeto mensal promove entrevistas com migrantes ou pesquisadores para tratar da situação das mobilidades na pandemia do COVID-19. Para acompanhar de casa, o diálogo será transmitido ao vivo no Instagram, às 17h.

Imagem: Reprodução Museu da Imigração

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)