ESPAÇO DO LEITOR

Opinião – A simplicidade de empreender e a complexidade de entender

Publicado em 17/10, às 10h15

Por Thiago Shimada, CEO Academia da Marca e Mentor de Donos de Negócio

Hoje, o que mais temos à disposição na internet é a informação, não é mesmo? No entanto, essa informação “sobre tudo e sobre todos” acaba trazendo a cada um de nós um falso sentimento quanto a “saber de tudo”.

Esse “entendimento” sem ação faz com que o indivíduo “quebre” emocionalmente. Ele passa a se sentir ansioso sobre si, sobre as coisas e sobre as pessoas. Afinal, apesar de “saber” de algo, de fato, ele não vivenciou aquilo, o que faz com que esse conhecimento vá se acumulando em sua mente. E isso é um grande problema.

Não basta ter ideias, é preciso AGIR. Foto: Arquivo.

Duvida? Veja só este exemplo:

O que acontece quando você só enche um saco plástico de água sem nunca o esvaziar? Ele vai estourar! É exatamente desse jeito que todos nós somos. A forma de adquirirmos conhecimento é multifatorial, ou seja, podemos absorver conteúdo de diversas formas, pessoas e momentos. Mas, para aprendermos algo, só há um jeito: a AÇÃO. Simples assim.

Ao realizarmos alguma coisa, acabamos fazemos uma coisa por vez, ou seja, de forma sequencial. Isso significa que, enquanto a absorção de conhecimento é multifatorial, a forma de consolidarmos esse aprendizado é sequencial.

É baseado nesse argumento, caro leitor, que eu consigo afirmar para você que empreender é algo muito simples. Não é necessário passar horas estudando, comprando curso após curso, nem nada disso. Empreender é mais descomplicado do que a teoria, porque é AÇÃO! Porém, uma ação que não é fácil. Daí vem a pergunta: “poxa Thiago…, mas falam tantas coisas para mim sobre ter de estudar, estudar e estudar mais ainda. E agora?”.

Vamos combinar uma coisa: eu vou traduzir todas essas coisas que dizem por aí, tudo bem? Em troca, me PROMETA que você vai se mover e AGIR.

1) Afirmação: não tenho CRM.

Resposta: Pegue qualquer material que sirva para fazer anotações, como caderno ou planilha no Excel. Nele, escreva o nome do cliente, WhatsApp e e-mail. Depois, embaixo dos dados, registre o histórico de cada um. Então, a cada interação que você fizer com seu cliente, anote neste espaço. Pronto: o seu CRM está em pleno funcionamento, mas só será eficaz se você o utilizar.

Tudo tem a ver com ATITUDE. Foto: Arquivo.

2) Afirmação: não sei mexer nas redes sociais.

Resposta: Ah, não? Quando está deitado no sofá da sua casa, o que você está fazendo mesmo? Pois é, continue assim. Vá até sua empresa, fotografe seu serviço/produto e escreva um textinho bem bacana falando dele. Depois, grave um vídeo de seu celular mostrando como usá-lo e poste em suas redes sociais. Viu como é fácil?

3) Afirmação: Não tenho muitos clientes.

Resposta: Todo mundo da sua vida sabe o que você faz? E quando digo todo mundo, é todo mundo mesmo. Se a resposta for não, comece a contar sobre o que você faz. Neste caso, seus primeiros clientes serão suas conexões mais próximas, que gerarão outras indicações assim que você entregar um bom serviço. Exemplo: crie grupos do WhatsApp, crie uma lista de transmissão, poste Stories em suas redes sociais. Mostre para todos os outros o que você faz!

Conseguiu entender que, quando o assunto é empreender, a complexidade está muito mais em começar a fazer? Depois de agir, tudo fica bem simples – pode apostar.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)