ESPAÇO DO LEITOR

Leitora sofre com enchentes após a construção de prédios em Taipas

Publicado em 06/12, às 10h40

A construtora Cury está construindo prédios do programa “Minha Casa, Minha Vida” no bairro de Taipas/Jaraguá, bem na Avenida Deputado Cantídio Sampaio. Porém, essa construção está causando inúmeros transtornos para os moradores ao redor, além de colocar a vida de todos em risco – e eu estou sendo a mais prejudicada. Moro na Rua Fragata Constituição, altura do número 276, há quase 23 anos e nunca houve caso de enchente. Mas, desde que começaram essas obras, minha vida se transformou num verdadeiro inferno. Em março de 2017, ocorreu a primeira enchente na minha rua, durante uma forte chuva. A lama da construção dos prédios na Cantídio desceu para a Fragata, invadindo as casas. A minha foi a mais atingida com quase 1,8 metros de lama. Quase morri afogada. Minha família perdeu tudo, não sobrou nada. Ficamos na rua morando de favor, e a Cury não nos deu nenhuma assistência. Pouco tempo depois, com medo de irmos até a Justiça, a construtora pagou uma mixaria pelas coisas que perdemos e fez uma reforma “porca” no local, mas não trocou os pisos, não higienizou nem desentupiu o esgoto. Minha casa estava à venda antes da enchente, e agora ninguém mais quer comprá-la. Em setembro de 2018, descobrimos que uma chácara localizada em frente à minha casa foi alugada pela construtora para descartar, de forma ilegal e sem autorização da Prefeitura, a lama da construção de seus prédios. Em dezembro daquele ano, durante a madrugada, após uma forte chuva, a lama desceu da chácara e alagou minha casa mais uma vez. Perdi tudo novamente. Procuramos a Cury e não fomos atendidos. Não houve nenhuma assistência por parte da construtora. Estou doente, tenho depressão e transtorno pós-traumático, estou afastada do meu emprego e mal tenho dinheiro para comprar meus remédios. Minha casa está cheia de rachaduras, a pressão da lama abalou as estruturas e corre risco de desabamento. Inclusive, ela foi interditada pela Defesa Civil. Isso é um descaso! Minha casa tem escritura, o IPTU é pago todos os anos e nunca teve enchente na região. Tenho vizinhos que moram há mais de 60 no bairro e nunca presenciaram isso. Estou com duas ações na Justiça contra a Cury. Agora em 2019, a juíza determinou o pagamento do nosso aluguel. Enfim, além disso tudo, a construtor abriu um enorme buraco na Rua Elias Antônio Lopes para instalar tubulações que vão desaguar o esgoto das 15 torres num córrego que sempre alaga. Abriram o buraco, e não terminaram, deixando a Rua Elias Antônio Lopes intransitável – uma região com creche e duas escolas. Uma tragédia ainda pior irá acontecer.

Jéssica Pereira

Condomínio em construção em Taipas. Foto: Street View.
Área próxima à construção. Foto: Street View.
RESPOSTA
Assessoria de Imprensa Construtora Cury

Em relação aos fatos narrados pela leitora Jéssica Pereira, a Cury Construtora ressalta que a questão se encontra judicializada e, inclusive, com decisões favoráveis ao grupo Cury. A incorporadora pontua que pauta toda a sua conduta na ética, de modo a observar toda a legislação vigente. Todas as obras que a empresa realiza nessa região possuem todas as aprovações junto ao Poder Público e promovem grande desenvolvimento para a região, seja por meio da oferta de novas residências, seja por meio das melhorias na infraestrutura local. Dessa forma, a Cury reitera a sua seriedade e respeito às leis, às pessoas e às decisões judiciais.

Assessoria de Imprensa Subprefeitura Pirituba/Jaraguá

A Subprefeitura Pirituba/Jaraguá informa que realizará uma vistoria no local junto à Sabesp para verificar o que é necessário ser feito para melhorar o atendimento aos munícipes.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise