ESPAÇO DO LEITOR

Opinião – A calçada é para quem anda, vende ou dirige?

Publicado às 12h50

Por Cláudio Cruz

Caminho diariamente pela Avenida Cônego José Salomon, na Vila Portugal, e gostaria de sugerir aos comerciantes e moradores da região que mantenham a calçada do lado par em condições, no mínimo, razoáveis, sem obstruir a passagem com veículos ou mesas e cadeiras. Infelizmente, a cidade de São Paulo não respeita o pedestre – esta é a realidade. As calçadas daqui não são construídas com a fi nalidade de permitir a livre circulação de pessoas.

Proprietários de imóveis, locadores ou locatários adaptam as calçadas às suas necessidades específicas, sem entender que elas deveriam facilitar a locomoção de pessoas – simples assim. São degraus e outras obras de engenharia absurdas, tudo construído para facilitar o acesso de veículos às garagens – afinal, carro é o bem mais precioso do paulistano.

Aliás, a maioria esmagadora dos motoristas acha que a calçada é preferencial de seu veículo. Também há comerciantes que fazem dela a extensão de seu negócio, distribuindo mesas e cadeiras indiscriminadamente (a maioria sem a devida licença dos órgãos públicos). E, para piorar, lojas de todos os tipos espalham seus produtos em exposição do lado de fora.

Não sei se a cidade possui um Plano de Licenciamento de Uso e Ocupação de Espaço Público – afinal, a calçada é um espaço público. Cada morador ou comerciante utiliza materiais dos mais diversos para pavimentar sua calçada. São cerâmicas e porcelanatos totalmente impróprios para a circulação de pessoas, sem falar na inclinação absurda da maioria dos passeios.

Finalmente, 90% das calçadas desta cidade estão em péssimas condições de conservação. Isso quando existe uma de alvenaria. Não à toa, idosos e mulheres com crianças ou carrinhos de bebê não têm a mínima chance de circularem com segurança.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise