ESPAÇO DO LEITOR

Opinião – O segredo da resiliência: desintoxicação já!

Publicado às 12h45

Por Thiago Shimada, da Academia da Marca – Estímulos de Resultado

Estamos vivendo momentos bastante conturbados nos dias atuais. São polarizações e radicalismos na postura, na oratória, na amizade, no conteúdo, em todo o lugar!

Gente, acredite quando eu digo: isso é um veneno. Afinal, neste contexto, quem está certo? Se você soube responder esta pergunta, provavelmente está em algum dos lados. Medidas radicais só gerarão mais medidas radicais. Logo, um posicionamento duro também trará uma resposta dura. Então, querido amigo, se desintoxique e tente sair já dessa “balança”. Vou lhe mostrar uma forma que me ajudou bastante (e ainda ajuda).

Um dia, em uma conversa com um amigo, ele me fez uma pergunta que demorei muito para entender (imagine responder). A questão foi a seguinte: “Thi, você quer ter razão OU ser feliz?”. Percebam o detalhe da pergunta. Ele me questionou sobre “razão OU felicidade”, e não “razão E felicidade”. Pegou a diferença?

Não procuro achar razão, um motivo certo ou errado. Procuro ver se aquilo me faz feliz e se faz os outros felizes. E ponto final. Frequentemente, julgamos a conduta de uma ou outra pessoa. Às vezes, uma ligação não atendida vira um: “Ah, ele não gosta de mim”. Ou a recusa de um convite para sair é interpretada com um: “Se acha melhor que eu, né? Você vai ver!”.

Percebe o quanto isso tensiona ainda mais o ambiente, seja nas amizades, na política, no país, no trabalho e, PRINCIPALMENTE, na mídia? A diferença, nesses casos, é que só mudam o tema e o contexto, fato que gera tristeza, descontentamento, desesperança, desmotivação, raiva, etc., em todos os cenários. Logo, não há resiliência que aguente, não é mesmo? Diante de tamanha insatisfação, o ser humano realmente acaba “quebrando”. E, desse jeito, o que um indivíduo quebrado emocionalmente pode fazer além de reclamar e sofrer?

Então, escolha se desintoxicar! Afaste-se de pessoas, veículos e informações que podem puxá-lo para baixo, por conta da negatividade. Escolha sempre ver a vida pela metade cheia do copo. Pode ter certeza que isso vai lhe trazer esperança, pensamentos positivos, alegria e contentamento. Com sentimentos assim, você será cada dia mais pleno, forte, resiliente e, mais do que isso, se tornará um agente transformador de vidas, começando pela sua. E com esse pensamento, você pode se “intoxicar” à vontade!

Thiago Shimada. Foto: Gabriel Cabral/Folha Noroeste