GASTRONOMIA

6 receitas para aumentar a imunidade e manter a disposição na quarentena

Publicado em 04/06/2020, às 10h

Por Redação

Enquanto estamos em quarentena, é fundamental manter a cabeça saudável mas também o corpo – e não somente através dos importantes exercícios, mas também da alimentação. A comida ajuda em muito a fortalecer nosso sistema imunológico, como um combustível essencial no combate a doenças, vírus, bactérias e infecções. Para isso, manter um cardápio rico em nutrientes e vitaminas é algo essencial.

São diversos os alimentos que nos servem como esse perfeito e fundamental combustível: laranjas e frutas cítricas, tomate, brócolis, pimentão, espinafre, couve, feijão, grão-de-bico, fígado, salmão, alho, cebola, ervilha, nozes, gengibre e muito mais. Mas o que fazer com esses alimentos? Então tome umas boas gotinhas de própolis dissolvidas na água, um gole de água com um dente de alho dentro descansando por algumas horas, lave bem as mãos e vamos à cozinha – com algumas receitas tão simples quanto eficazes para nos ajudar em nossa saúde.

Creme de Espinafre

1/2 maço de espinafre lavado, 1 colher sopa de manteiga, 1 cebola pequena picada, alho a gosto, 2 colheres de sopa de maisena, ½ litro de leite, 1 lata de creme de leite, 100g de parmesão ralado.

Ferva as folhas de espinafre na água com sal por cerca de 4 minutos, depois escorra, esprema as folhas e pique-as. Aqueça a manteiga em uma panela, e refogue a cebola e o alho, para em seguida juntar o espinafre no refogado. Dissolva a maisena no leite, adicione à mistura e mexa até engrossar. Com o fogo já desligado, misture o creme de leite e o parmesão e mexa. Pronto!

Suco de Morango

É das receitas mais simples, porém mais cheias de vitamina C, que ajuda a otimizar o funcionamento do organismo e o sistema imunológico do corpo, combatendo doenças e infecções.

2 xícaras de morango, 300 ml de água, mel a gosto para adoçar
Basta adicionar tudo no liquidificador e bater bem – se quiser, pode incluir 2 ou 3 cubos de gelo. O mel substitui o açúcar para adoçar.

Chá de Gengibre

Outra receita das mais simples, mas eficaz pelos benefícios que o gengibre traz contra o crescimento de bactérias e o desenvolvimento de vírus em nosso corpo.

1 a 2 cm de raiz de gengibre fresca, 1 xícara de água fervente.

Esmague o gengibre, coloque na xícara com a água fervente e deixe repousar por cerca de 10 minutos. Coe e beba ao longo do dia.

Chá de Equinácea

Conhecida pela capacidade de fortalecer o sistema imunológico, a equinácea é uma planta especialmente eficaz na prevenção e o alívio da gripe.  

1 colher de chá de raiz ou das folhas da equinácea, 1 xícara de água fervente.

Tal qual o chá de gengibre, basta adicionar as folhas ou a raiz da equinácea à xícara de água e esperar repousar por 10 minutos. Depois, basta coar e beber 2 a 3 vezes por dia.

Salada de Grão-de-bico 

Rico em zinco, o grão-de-bico auxilia o corpo no combate às doenças e fortifica o sistema imunológico.

1 cebola, 2 colheres de sopa de cheiro-verde, 1 colher de sopa de mostarda, 4 colheres de sopa de azeite, 4 dentes de alho, suco de 1 limão espremido, sal a gosto, 200g de grão-de-bico.

Cozinhe o grão-de-bico, retire a casca e em seguida reserve. Enquanto isso, misture o alho, a cebola, o azeite, o limão espremido e a mostarda. Coloque o grão-de-bico em uma assadeira, tempere com sal, misture bem com o molho preparado e leve à geladeira por meia hora. Para servir, salpique o cheiro de verde e leve à mesa.

Alho assado

Rico em vitamina A e C, o alho reduz o muco em nossos pulmões e auxilia no combate dos vírus e bactérias no corpo.

1 cabeça de alho grande por pessoa, sal, azeite, orégano

Corte a parte superior da cabeça de alho e a retire feito fosse uma tampa, deixando os dentes expostos. Passe sal na superfície da cabeça, azeite e polvilhe orégano em cima. Envolva tudo em papel alumínio e coloque no forno por cerca de 30 minutos em fogo alto. Pode servir como acompanhamento de torradas ou mesmo puro.

 

Tags

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise