GASTRONOMIA

Comemore o Dia Mundial da Massa com criatividade e muito sabor

Publicado em 25/10, às 8h40

Por Priscila Perez

Parafuso, gravatinha, espaguete. Você acredita que existem mais de cem tipos de macarrão na gastronomia? Com tanta variedade, é fácil agradar os paladares mais exigentes, até porque a quantidade de molhos e acompanhamentos é igualmente grande. Nesta sexta-feira, a Folha Noroeste convida você a celebrar o Dia Mundial da Massa em grande estilo e com muito sabor.

Fettuccine Alfredo. Foto: Antonis Achilleos/ Reprodução.

Versátil, o prato combina com quase tudo. Por isso, é natural ficar em dúvida quanto aos recheios, molhos e tipos de massa. Qual macarrão combina com determinado molho? Para o chef Rafael Gonçalves, membro da Federação Italiana de Chefs (FIC), a dica é adequar a massa ao paladar de cada um. “O que faz a diferença no prato é a textura da massa, a composição dos ingredientes e os sabores colocados em cada preparo.”

A dica de ouro é respeitar o tempo de cozimento de cada tipo de macarrão. As massas de grano duro, por exemplo, tendem a ficar al dente mais facilmente. Mesmo cozida e macia, ela apresenta uma certa resistência ao ser mordida. Para não errar, atente às informações da embalagem. Além disso, finalize o cozimento do macarrão dentro do molho. Faltando um minutinho para concluir o processo, adicione duas conchas em uma panela e, em seguida, o macarrão já cozido. Ao final, coloque mais molho e misture. Para finalizar, um queijinho ralado vai muito bem.

Fettuccine Alfredo

Foto: Reprodução/Pão de Açúcar.

Ingredientes

  • 350 gramas de fettuccine fresco
  • 30 gramas de manteiga
  • 200 gramas de queijo grana padano ou parmigiano reggiano de meia cura ralados na hora
  • Água do cozimento do macarrão
  • Sal grosso para temperar a água

Modo de preparo

Macarrão

Encha uma panela com água e leve ao fogo. Para salgá-la, calcule 10 gramas de sal para cada 1 litro. Quando levantar fervura, junte o fettuccine e deixe cozinhar durante 2 minutos. Reserve a água do cozimento.

Molho

Em uma travessa, coloque a metade da manteiga, ¾ do queijo ralado e um pouco da água do cozimento da massa, apenas o suficiente para obter uma pasta cremosa e fluida. Separe o equivalente a uma xícara desse caldo salgado para ser utilizado mais adiante. Disponha o macarrão por cima do molho obtido e polvilhe o restante do queijo. Misture imediatamente com a ajuda de um garfo e uma colher, fazendo o movimento de baixo para cima. Se a mistura estiver muito espessa, acrescente um pouco mais do caldo do cozimento. Sirva em seguida.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)