GASTRONOMIA

Perdizes: Pratos franceses clássicos e descomplicados valorizam o Restaurant Week em bistrô

Lapin é uma ótima opção para quem quer aproveitar os últimos dias de evento

Publicado às 13h30

Por Gabriel Cabral

Em uma esquina movimentada de Perdizes, próximo à Avenida Sumaré, vive um charmoso bistrô que conquista e aproxima muitos paulistanos da culinária francesa. A chef Rubia Coutinho é quem comanda a cozinha do Lapin Café Et Bistrot, que é uma ótima opção para quem deseja curtir os últimos dias de Restaurant Week em São Paulo. O evento vai até domingo, 29, e oferece menus completos (entrada, prato principal e sobremesa) a preço fixo, sendo R$46,90 (almoço) e R$58,90 (jantar).

Rubia contou à Folha Noroeste que o restaurante surgiu há quatro anos com o intuito de trazer pratos franceses descomplicados. Ela explica que se come no Lapin como “se come na França”. São combinações elaboradas, mas que, ao mesmo tempo, relembram que a cozinha francesa também é acessível e para o dia a dia. “Por isso, para o Restaurant Week, trouxemos uma salada mais elaborada e um prato bem clássico de entrada, como é o Terrine de Campagne, presente em todos os restaurantes franceses, cada um com suas variações, é claro”, disse.

Para o cardápio do almoço do festival, a chef trouxe de entrada salada de folhas mistas com gorgonzola & frutos secos ou Crème Dubarry (creme de couve-flor), no prato principal Emince de alcatra ao molho mostarda e batata frita ou Papilotte Saint Peter com legumes e molho de ervas. Na sobremesa, mousse de chocolate ao leite e calda de chocolate amargo ou Verrine de frutas da estação. Para o jantar, de entrada, salada de folhas mistas com gorgonzola & frutos secos ou Terrine de Campagne, já para o principal filé mignon ao molho bordelaise e batata rústica ou Saint Peter grelhado com risoto de limão siciliano e de sobremesa mousse de chocolate ao leite e calda de chocolate amargo ou waffle com calda de frutas vermelhas e sorvete de baunilha.

Segunda ela, os pratos estão saindo igualmente. Nos dias quentes, os peixes são os mais pedidos, enquanto que, nos dias mais frios, as carnes vermelhas, como o incrível filé mignon ao molho bordelaise e batata rústica, fazem grande sucesso. “No meio das refeições, as pessoas trocam os pratos”, explica ela, que elabora o cardápio do evento pensando nestas trocas comuns entre os clientes. A chef se utiliza deste momento “novo” e oferece aos seus clientes pratos que contém ingredientes que estão presentes em todo o cardápio comum do bistrô, estratégia que permite aos clientes conhecer a identidade do Lapin.

Fora da cozinha

Mesmo fora da cozinha, Rubia não para de pensar em comida e nos novos pratos de seu bistrô. “Em comida, a gente pensa 24 horas.” Segundo ela, durante os almoços em família ou até em meio a uma conversa qualquer ideias surgem. “Ando com cadernos e bloquinhos dentro da bolsa. Posso estar conversando com uma pessoa, penso em algo e faço uma anotação”, contou, “eu sou muito visual e muitas vezes desenho o prato que imagino”.

A chef já está de olho no Dia dos Namorados e começa a pensar, criar, imaginar e desenhar as novidades românticas da data. Ela dá dicas e fala sobre suas primeiras ideias, com sobremesas de chocolate e pratos que harmonizam com espumantes e vinhos.

História do Lapin

Rubia já atua em cozinhas há 16 anos e o seu sonho de abrir seu próprio restaurante demorou pouco mais de 10 anos para chegar. “Queria um espaço pequeno e simples, como sempre vi na França, onde é possível comer um croissant, mas também algo mais elaborado”. O horário do local vem exatamente para poder receber os clientes que chegam para tomar café da manhã, como um croissant, e para aqueles que desejam tomar um cafézinho ou jantar. O bistrô fica aberto das 9h às 22h30.

O público, de acordo com a cozinheira, é bem variado. “Tem pessoas que vem para tomar café da manhã, tem o pessoal do menu executivo no almoço, mas também os casais e famílias que vem para provar o à la carte e tomar um vinho”. Por estar próxima à Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ela também recebe diversos grupos de universitários, que usam o espaço para fazer reuniões ou trabalhos.

O menu especial do Restaurant Week fica disponível até este domingo, 29, entretanto, o cardápio comum continua disponível depois desta data. Acompanhe o Lapin Café Et Bistrot nas redes sociais @lapincafebistrot (Instagram), facebook.com/lapincafebistrot e e pelo site lapinrestaurante.com.br.

 

Lapin Café Et Bistrot

Horário de abertura: segunda a sábado, das 9h às 22h30
Endereço: Rua João Ramalho, 766 – Perdizes
Contato: contato@lapinrestaurante.com.br e reservas pelo (11)2157-6541

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)