GASTRONOMIA

Saiba como substituir os temperos industrializados por temperos naturais

Publicado em 18/02/2021 às 10h

Por Tudo Gostoso 

Todo mundo gosta de um prato delicioso, com sabor de comida bem feita e bem temperada. Mas, pela praticidade, muita gente acaba recorrendo a produtos industrializados para dar aquele gostinho bom. Os industrializados estão disponíveis nas prateleiras dos supermercados em muitas variedades, mas podem ser um grande vilão para a saúde e acabam deixando as receitas com sabores muito artificiais. Se a sua dúvida é como substituir os artificiais por temperos naturais.

Os temperos industrializados podem ser muito perigosos quando o assunto é saúde. De acordo com a OMS, o recomendado para o consumo de sódio é de até 2 gramas por dia, mas a quantidade presente nesses ingredientes pode ser de até a metade do limite diário em um único sachê ou tablete. Além disso, o sódio junto dos corantes e conservantes usados nas composições também podem agravar problemas como hipertensão e colesterol alto. Para aliar saúde e gostinho de comida feita em casa, a melhor opção é substituir os ingredientes industrializados por temperos naturais. Veja opções que podem fazer a diferença:

Cebola e alho

É a dupla mais popular da cozinha brasileira, que é fácil de encontrar e pode ser usada em quase todos os pratos salgados. Seus sabores naturalmente salgados são uma ótima opção para diminuir o consumo do sal refinado. No organismo, contribuem para diminuir o colesterol e a pressão sanguínea.

Pimentas

As variações são muitas, temos pimenta-do-reino, pimenta branca, calabresa, rosa, e muitas outras. Dão um sabor ardente, cuja intensidade pode variar dependendo do tipo utilizado. Podem ser utilizadas em carnes, aves, peixes, caldos, massas e até em sobremesas. Aceleram o metabolismo e ajudam no emagrecimento.

Coentro

O sabor bem específico faz do coentro um ingrediente sempre polêmico. Dá um toque cítrico nos pratos, razoavelmente forte. É muito usado em receitas de frutos do mar e em comidas típicas do norte e nordeste do Brasil. Excelente fonte de vitaminas A, B e C.

Cúrcuma ou açafrão

É um tempero natural de cor amarela bem forte. O sabor é de um leve amargor e o aroma é único. Combina muito bem com arroz, massas, peixes e aves. Tem um alto efeito anti-inflamatório no organismo.

Orégano

Mais utilizado na sua forma desidratada, o orégano é muito famoso no tempero da pizza. Mas ele pode ser usado também em carne moída e aves. Por ser amargo, não é recomendado para pratos de sabores suaves. Se preferir usar a folha fresca, pode até conseguir mais sabor.

Hortelã

Esse é superconhecido e combina muito bem no tempero de peixes, carnes e molhos, além de sucos. Acrescenta um sabor fresco e um aroma delicioso. É ótimo para a digestão, aliviando problemas intestinais e estomacais.

Páprica

Essa combinação de pimentões secos e moídos pode ser encontrada na sua versão picante, doce e defumada. Sua tonalidade avermelhada dá cor aos pratos e o sabor marcante não deixa sua presença passar batida. É tida como um tempero coringa, por combinar com quase tudo. É uma excelente fonte de vitamina C.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise