REGIONAL

Bolsonaro nomeia ex-comandante da Rota para gestão da Ceagesp

Publicado em 21/10/2020 às 10h17

Por Eduardo Fiora (via Observatório Leopoldina)

O coronel PM da reserva Ricardo Augusto Nascimento de Mello Araújo, ex-comandante da Rota entre 2017 e 2019,foi indicado para o cargo de presidente da empresa em processo de privatização. Natural da cidade de São Paulo, o coronel PM da reserva e novo presidente da Ceagesp, Ricardo Nascimento de Mello Araújo, tem 49 anos. Ingressou na Polícia Militar em 2 de fevereiro de 1987.

Em 1992, graduou-se na Academia do Barro Branco – Polícia Militar do Estado de São Paulo. No ano 2000, tornou-se Bacharel em Direito pela Faculdade Integrada de Guarulhos e, em 2004, graduou-se na Escola de Educação Física da Polícia Militar do Estado de São Paulo. Especializou-se em Fisiologia do Exercício pela USP.É Mestre na área de Ciências Policias e Segurança Pública desde 2013.

Na corporação, formou-se instrutor de Educação Física e concluiu os cursos de Patrulhamento Tático e de Segurança Física de Dignitários. Cursou, ainda, o Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).Ao longo de sua trajetória na Polícia Militar, atuou como Comandante Interino e Subcomandante do 26º Batalhão de Polícia Militar do Interior (BPM/I), localizado no município de Mogi-Guaçu. Em 4 de agosto de 2017, assumiu o comando do 1º Batalhão de Policiamento de Choque (BPChq), que conta com as Rondas Ostensivas Tobias de Aguiar (ROTA). Em fevereiro de 2019 encerrou sua carreira na PM e passou para a reserva da corporação.

Foi agraciado com diversas condecorações, destacando-se as láureas do Mérito Pessoal, do 5º ao 1º grau; medalhas Cruz de Sangue (grau bronze), Centenário do Batalhão “Tobias de Aguiar” e Cinquentenário do Canil. Mello Araújo assume agora o desafio de ser o principal gestor da Ceagesp, empresa estatal endividada, em processo de privatização e administradora do Entreposto Terminal São Paulo, na Avenida Gastão Vidigal.

Foto :Portal Polícia Militar do Estado de São Paulo