REGIONAL

CDP de Pinheiros e Ceagesp darão lugar a centro industrial de tecnologia e inovação

Publicado em 08/11, às 12h

Por Priscila Perez

Foi dada a largada para a realização do mais importante projeto da Gestão Doria: a criação de um polo industrial de tecnologia na região da Vila Leopoldina, zona noroeste da cidade. Para tirá-lo do papel, o CDP de Pinheiros (Centro de Detenção Provisória) e a Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo) serão transferidos do bairro para dar lugar ao novo vale do silício paulistano.

CDP Pinheiros. Foto: Rovena Rosa / Agência Brasil

A decisão sobre o presídio foi anunciada na última quinta-feira, 7 de novembro. Porém, assim como o entreposto, não há um novo endereço em vista. O governador João Doria também não deu mais detalhes sobre a transferência dos presos (mais de 6 mil) e a data de mudança.

“Essa etapa está em discussão e a gente está fazendo este trabalho em três frentes: uma com a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), porque tem todo um trabalho de articulação com as novas penitenciárias, um trabalho com o setor de construção, para entender a viabilidade de atuação do setor privado naquela área, e a terceira frente é com o BID e outros parceiros. Então a gente está agora nessa fase e devemos ter novidades com datas nos próximos meses”, anunciou Patrícia Ellen, secretária de Desenvolvimento Econômico.

CITI em etapas

Segundo ele, o CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação) será implantado em quatro etapas. A primeira será no atual terreno do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que abrigará três empresas – inicialmente. Sua inauguração está prevista para maio de 2020. “No primeiro semestre de 2020, nós já teremos o CITI funcionando na sua primeira etapa, onde hoje está o IPT, uma instituição de altíssimo valor do Governo do Estado”, declarou. Intitulado de IPT Open Experience, a iniciativa será destinada a empresas de todos os portes que demandem soluções de alta intensidade tecnológica.

Foto: Divulgação/Governo de SP.

O Parque do Jaguaré também está na mira do CITI, sendo a segunda etapa do projeto. Já nos terrenos do CDP de Pinheiros e da Ceagesp, será construído um centro industrial – as últimas etapas do futuro “vale do silício”.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário