REGIONAL

Concessionária do TIC deverá reconstruir a estação Jaraguá

Publicado em 06/09/2021 às 09h

Via Metrô CPTM

Nova estação deverá ser construída em plataforma central e contará com itens de acessibilidade. As vias férreas na região da estação serão reposicionadas.

A estação Jaraguá da Linha 7-Rubi será completamente reconstruída. Isso é o que consta na consulta pública da PPP do Trem Intercidades que contempla, além da própria construção do Trem Intercidades entre São Paulo e Campinas, diversas obras de melhoria nas estações e sistemas da Linha 7 entre Barra Funda e Francisco Morato.

A proposta do governo é que a nova concessionária da Linha 7-Rubi faça os investimentos necessários para a criação de uma nova estação localizada ao norte da estação atual. A ideia é que ela seja uma parada constituída de plataforma central, onde o passageiro terá acesso aos trens em ambos os sentidos, minimizando os deslocamentos.

Os acessos serão feitos por uma passarela que ligará os dois lados da via férrea e que convergem no mezanino centralizado. Nesta região estarão dispostos a SSO, bilheteria e linhas de bloqueios. Dentro da área paga o acesso à plataforma será feito por escada fixa e um elevador.

Porém, antes da implantação da nova estação, a CPTM prevê realizar benfeitorias para melhorar ainda mais as condições de acessibilidade e segurança dos passageiros. A passagem em nível deixará de ser utilizada e em seu lugar uma nova passarela dotada de rampas será construída para permitir a passagem dos passageiros em ambas as margens da ferrovia.

Além disso, a MRS Logística fará a segregação da linha de cargas nesta região. Segundo as imagens divulgadas na consulta pública, a nova linha de carga passará na parte externa da estação, na margem leste da faixa de domínio. Estão previstas desapropriações no local. Ao final da implantação da nova estação espera-se que a disposição das vias na região mude de forma considerável.

Imagem: Reprodução/site Metrô CPTM

 

 

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário