REGIONAL

Governo federal sinaliza que concessão da Ceagesp deve ocorrer em abril de 2021

Publicado em 30/01, às 12h20

Por Priscila Perez

Há pelo menos três décadas, o maior entreposto da América Latina, hoje de propriedade da União, é alvo de promessas em torno da sua saída da Vila Leopoldina. A transferência finalmente foi anunciada em dezembro pelo governador João Doria, após o governo federal determinar a privatização de suas atividades.

Na última terça, 28 de janeiro, o secretário especial de Desestatização, Salim Mattar, incluiu a Ceagesp entre as 16 empresas públicas que serão privatizadas até janeiro de 2020. No caso do entreposto paulistano, o cronograma prevê que a Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo seja concedida à iniciativa privada em abril de 2021. O mesmo ocorrerá em Minas Gerais, segundo o secretário.

Vista aérea da Ceagesp. Foto: Divulgação/Prefeitura de SP.

A lista foi citada em resposta à crítica dos ex-presidentes do Banco Central Gustavo Franco, Pérsio Arida e Armínio Fraga, que estiveram à frente da entidade durante o governo de Fernando Henrique, sobre o andamento da agenda de privatizações do governo federal. Até o final deste ano, Salim Mattar espera arrecadar entre US$ 25 bilhões e US$ 30 bilhões com a desestatização de empresas públicas.

Salim Mattar. Foto: Bruno Rocha/Fotoarena/Estadão Conteúdo.
Futuro Vale do Silício

A região ocupada pela Ceagesp dará lugar a um complexo high-tech, que deverá ser o mais avançado ambiente de criatividade e desenvolvimento de startups do Brasil. Segundo o governo paulista, o CITI (Centro Internacional de Tecnologia e Inovação) será implantado em quatro etapas. A primeira será no atual terreno do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que abrigará três empresas – inicialmente. Sua inauguração está prevista para maio de 2020. Intitulado de IPT Open Experience, a iniciativa será destinada a empresas de todos os portes que demandem soluções de alta intensidade tecnológica. Já a segunda etapa do projeto engloba o Parque do Jaguaré. Em seguida, será construído um amplo centro industrial nos terrenos do CDP de Pinheiros e da Ceagesp (terceira e quarta etapas do CITI).

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise