REGIONAL

Lapa tem a quinta maior incidência de suicídios em São Paulo; ranking varia conforme o IDH

Publicado em 10/01, às 12h30

Por Priscila Perez

A cada 100 mil brasileiros, seis cometem suicídio. Na contramão do índice global, que registrou queda de 9,8%, o Brasil segue com números alarmantes. A taxa subiu 7% nos últimos anos, segundo o Ministério da Saúde.

Para entender esse fenômeno, sobretudo nas principais metrópoles do país, a Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESP) realizou um estudo na capital paulista, observando a incidência desses casos por subprefeitura. E a resposta tem tudo a ver com o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano): quanto maior o índice, mais frequente é a ocorrência de suicídios. O IDH leva em conta fatores como educação, renda e longevidade.

Foto: Kieferpix/Getty Images/Reprodução.

Na zona oeste, a Lapa tem o quarto melhor IDH da cidade e a quinta maior incidência de suicídios entre a população adulta, com 37 casos registrados entre 2006 e 2016. Pinheiros, por exemplo, tem a taxa mais alta da cidade (57 casos a cada 100 mil habitantes) e o IDH mais bem colocado entre todos os bairros.

“Na capital paulista, é nas regiões mais desenvolvidas que o suicídio ocorre mais na população em geral. É muito difícil falar nos motivos disso, mas não se pode deixar de pensar nas angústias típicas das classes médias como, por exemplo, manter seu padrão de vida frente às vicissitudes e incertezas dos tempos atuais”, esclarece o doutor em Ciências Sociais e psicanalista Rodrigo Estramanho de Almeida, professor e coordenador de pós-graduação na FESP.

A pesquisa levou em conta os dados mais recentes de IDH, reunidos pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), e os resultados do levantamento realizado pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade) sobre mortalidade por suicídios.

Já entre os jovens, a incidência é significativamente maior em bairros menos desenvolvidos, onde o IDH é menor. De acordo com o estudo, Guaianases e Parelheiros, nas zonas leste e sul da cidade, ocupam as duas últimas posições no ranking de IDH e registraram – nesse mesmo período – 96,7 e 83,1 casos, respectivamente. “No caso dos jovens foi justamente nas localidades onde estão mais desamparados – do ponto de vista da renda, saúde, escolaridade, lazer – que o suicídio ocorreu mais”, analisa o pesquisador.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise