REGIONAL

Poda irregular na região da Lapa rende multa a Enel; Rua Coriolano é a mais afetada

Publicado às 10h

por Priscila Perez

A Enel, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica à cidade, será multada pela Prefeitura de São Paulo por realizar podas irregulares na região da Lapa. A Rua Coriolano, na Vila Romana, foi a mais afetada pelos “cortes radicais”, como apontam os moradores do bairro. A poda mais drástica também foi reportada por munícipes de outras regiões, como Vila Ipojuca, Lapa de Baixo, Pompeia, Perdizes e Butantã. As multas à concessionária podem variar entre R$ 488,49 e R$ 1.953,96.

Para evitar que mais árvores sejam mutiladas, a comunidade lapeana criou há três semanas no Facebook o grupo Luta pela Preservação das Árvores – Vila Romana, no qual compartilham fotos e denúncias sobre o caso. Além das podas exageradas, os moradores reclamam da demora para retirar os galhos cortados, que ficam empilhados nas ruas após o serviço. O que não poderia ocorrer, conforme o Decreto 58.647, que determina a remoção imediata dos resíduos gerados pela poda e a adoção das melhores práticas de poda com o objetivo de preservar a saúde e o equilíbrio das árvores.

Foto: Divulgação/Prefeitura de São Paulo

Deborah Marson, de 46 anos, conta que a poda está muito radical na Rua Coriolano. “Não estão cortando somente galhos.” Segundo ela, a equipe responsável pela poda justificou a necessidade de corte pela presença de cupim, além de risco de queda. Porém, nada disso se confirmou. Foram só os galhos caindo.

A Enel, por sua vez, afirmou ao jornal O Estado de São Paulo “seguir as diretrizes de manuais de podas, elaborados por engenheiros florestais e agrônomos, com procedimentos que respeitam as características das árvores e as técnicas de poda”. A concessionária também destacou que há uma força-tarefa para atender a chamados da Prefeitura sobre árvores perto de fiação elétrica. As remoções, inclusive, só podem ocorrer com aval do Município.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário