REGIONAL

Projeto no Morro Grande incentiva novos compositores de samba

Iniciativa tem como objetivo resgatar as raízes do Samba do Congo com a realização de encontros e oficinas gratuitas

Publicado às 8h

Por Cristina Braga

Três amigos de infância, que moravam na mesma rua, tiveram uma ideia: juntaram-se para compor letras e cantar suas músicas em um bar, no Morro Grande, bairro vizinho à Vila Brasilândia. Dessa experiência, em 2011, Alexandre Mandinho, Márcio Bonfim e Fernando Ripol resolveram resgatar a história da raiz do samba e compartilhar experiências na Casa de Cultura da Brasilândia, onde promoveram o tradicional encontro com compositores do Samba do Congo.

“Ficamos sete anos no espaço e por lá passaram Dona Maria Helena (embaixatriz do samba paulista), Waldir di Ka, Luizinho do Pandeiro e Luz Nascimento, entre outros ‘bambas’. Um incentivo aos novos compositores a se apresentarem junto com a velha guarda”, diz Márcio Bonfim, um dos fundadores do Samba de Congo na região.

Vale lembrar que o grupo nasceu em um bairro que tem como uma das artérias principais a Avenida Elísio Teixeira Leite, antes chamada de Estrada do Congo.

Foto: Reprodução/Samba do Congo

Sede própria

Contemplados com a Lei de Fomento à Periferia, em 2017, o projeto Ubuntu- Letra, Harmonia e Ritmo, do grupo de amigos, ganhou, há quatro meses, sede própria, e toda terça-feira recebe compositores em sua nova sede – a Frente de Resistência do Samba do Congo.

Lá, a roda começa às 19h30, e a entrada é gratuita, assim como as oficinas oferecidas no espaço, com destaque para as aulas de canto, percussão, violão e cavaquinho, além do samba-rock. A iniciativa proporciona uma
verdadeira pesquisa da cultura brasileira, arte e poesia, com aprendizado de novos instrumentos. “Qualquer pessoa pode trazer uma letra autoral e cantar na roda. Temos até criança compositora. Vamos valorizar o samba paulista”, diz Márcio Bonfim. Já Fernando Ripol define a Frente como um “quilombo urbano que tem o samba como ferramenta principal de transformação social e educacional”.

A sede do projeto fica na Rua Manoel de Souza Azevedo, 48, no Morro Grande.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise