REGIONAL

#SP466: Moradores da Lapa, Perdizes e Leopoldina são os que menos param em casa, aponta pesquisa da Seade

Publicado em 24/01, às 11h20

Por Priscila Perez

Enquanto 22 % dos paulistanos só dizem sair de casa por motivos inescapáveis, como trabalho e estudo, os moradores da zona oeste da capital estão mais dispostos a bater perna. É o que aponta a pesquisa realizada pela Seade (Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados).

Entre aqueles que não saem de casa, nem aos finais de semana, há três explicações: falta de dinheiro, poucas opções de lazer e preferência por ficar no conforto do lar. Esta inclinação mais caseira é observada em diversos bairros da zona norte como Freguesia do Ó, Brasilândia, Pirituba, Jaraguá, São Domingos, Perus e Anhanguera, que reúnem a maior proporção dos que preferem ficar em casa (29%).

Região noroeste
Pirituba e região. Foto: Reprodução.

Mas em distritos como Lapa, Barra Funda, Perdizes e Leopoldina, as numerosas opções de lazer e cultura incentivam a população a desbravar cada pedacinho dos bairros. Aliás, a maioria dos deslocamentos é feita a pé (42,5%) ou por carro (28%). Nesses locais, a vida noturna agitada, com bares, cinemas, teatros e restaurantes, também serve de estímulo para curtir o que a zona oeste tem a oferecer.

Vista aérea da Vila Leopoldina. Foto: Reprodução/Bruno Niz/Veja SP.
Perdizes, na zona oeste. Foto: Reprodução/MDL.

A região integra o chamado “centro expandido”, que concentra a maior parcela da população com ensino superior, renda e trabalho forma. Fazem parte deste grupo os seguintes bairros: Sé, Bela Vista, Bom Retiro, Cambuci, Consolação, Liberdade, República e Santa Cecília.

Segundo a entidade, em nenhuma das regiões da capital, a “insegurança” foi citada como motivo relevante para não sair de casa. Cerca de 2,1 mil domicílios foram entrevistados no segundo semestre de 2019 para a realização da pesquisa.

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise