SAÚDE

Idosa espera 10 horas para ser atendida no Hospital do Mandaqui sem luz após chuva

Paciente passou mal, entrou 11h de segunda (25) no hospital e saiu às 21h. Secretário da Saúde diz que gerador demora 20 segundos para restabelecer energia

Publicado às 11h20

G1 São Paulo

Uma paciente idosa esperou dez horas para ser atendida num hospital estadual da Zona Norte de São Paulo que ficou sem energia elétrica após a forte chuva que atingiu a cidade na segunda-feira (25).

O Bom Dia SP esteve no fim da noite no Hospital do Mandaqui, que é de responsabilidade do governo do estado, e comprovou a situação precária no local, onde outros 17 pacientes do setor de internação aguardavam atendimento em macas pelos corredores.

“Minha sogra tem 74 anos e falaram que ela era prioridade”, disse a auxiliar de produção Célia Batista sobre Maria da Conceição Santos, mãe de seu marido.

A sogra de Célia chegou ao Mandaqui por volta das 11h e só deixou a unidade medida depois das 21h. Durante parte desse tempo, as duas ficaram no escuro devido à falta de luz. “Foi muito difícil o atendimento aqui”, disse Maria, que se prepara futuramente para uma cirurgia no coração, mas passou mal e precisou ir ao hospital. “Tem muita gente.”

O que diz secretário da Saúde

Em entrevista na manhã desta terça-feira (26), o secretário estadual da Saúde, José Henrique Germann, alegou que o gerador funcionou após a interrupção de energia, mas como a falta de luz era intermitente, o aparelho demorava até 20 segundos para restabelecer o fornecimento cada vez que ocorria o corte.

“Esse tempo sem luz é questão de segundos. Foi uma questão de intermitência do fornecimento e aí o gerador entra e sai.”

Segundo Germann, a queda de energia não ocorreu somente no pronto-socorro, mas também no hospital e na região. “Então nós tivemos algum problema, sim.”

De acordo com o gestor da pasta da Saúde, a demora no atendimento ocorreu pelo aumento de pacientes, acima da média para uma segunda.

“Equacionamos o que estava acontecendo. O hospital trabalha hoje dentro de um limite. De uma média de 450 [pacientes], ele [o hospital] atendeu 650. Isso motivou esses atrasos”, disse. “Já determinei que a gente pudesse melhorar esse fluxo de pacientes.”

“Estamos equacionando para diminuir um pouco o tempo de permanência dos pacientes, no sentido de poder atender mais pacientes”, declarou o secretário da Saúde da gestão do governador João Doria (PSDB).

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise