SAÚDE

Lotes de Marca de Inalador de Asma Proibidos e Como Saber Qual Escolher

Publicado em 16/07/2021 às 09h

Via Jhonata Silva (Publi Comercial)

Recentemente, no Reino Unido, dois lotes do remédio Ventolin Accuhaler, que aqui no Brasil é conhecido como Aerolin, e um do Seretide Accuhaler, tiveram suas vendas proibidas, além de terem sido recolhidos das farmácias e unidades de saúde.

Todos eles são inaladores de asma e fabricados pela mesma empresa, a Glaxo Wellcome UK Limited, que também é chamada de GSK.

A MHRA (Medicines and Healthcare products Regulatory Agency, ou Agência Reguladora de Produtos Médicos) acusou a fabricante de não fornecer a quantidade ideal de doses. Por isso, tomou a decisão de parar de comercializar os três lotes.

Um comunicado da agência pede para que todos os usuários que sentirem alguma espécie de mal-estar, com relação à asma, se direcionem o quanto antes para seu médico.

E que também levem seus medicamentos até a farmácia, para que eles possam ser substituídos para os lotes certos dos produtos.

Um comunicado da GSK diz que apenas esses inaladores foram afetados, e mais nenhum outro. E que o mais comum de todos, o Ventolin Evohaler, não está sendo chamado para o recall, portanto não foi prejudicado.

Os Lotes Recolhidos Foram Enviados Ao Brasil?

Após ser procurada para consulta, a fabricante afirmou que os lotes não chegaram a ser importados para o Brasil. Portanto, não há motivo para preocupações. Eles afetaram apenas o Reino Unido mesmo, e não foram comercializados por aqui.

Como Escolher a Bombinha de Asma?

A asma, assim como a hipertensão e a diabetes, é uma doença crônica, e precisa ser tratada diariamente com o uso de remédios. Você sabia que, segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde) ela afeta cerca de 300 milhões de pessoas no mundo todo?

E, desse número, mais de 20 milhões são de brasileiros, segundo informações da SBPT (Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia).

Infelizmente, a asma ainda não tem cura, mas pode ser tratada. Existem alguns tipos de medicamentos que podem ser usados, entre eles o mais famoso que é a bombinha. Ela é dividida em dois, que são:

Com Broncodilatador: ela serve para aliviar os sintomas em uma crise;

  • Com Corticoide: que é usada para que a inflamação dos brônquios, uma característica muito típica da asma, seja tratada.

Na realidade, a escolha do medicamento correto só será possível depois da avaliação médica. Dessa maneira, o pneumologista conseguirá receitar qual tipo de remédio o asmático terá que usar para reduzir os sintomas da asma. Outra importância é comprar a melhor marca de inalador sempre.

É importante afirmar que, ao contrário do que muitas pessoas pensam, a bombinha não vicia e nem causa dependência. Ela precisa ser utilizada todos os dias. Em alguns casos, dependendo da crise e do nível de inflamação do usuário, várias vezes ao longo do mesmo dia.

Porém, se for necessário usar mais de quatro doses diariamente, é necessário agendar uma consulta com seu médico responsável, e fazer uma avaliação das vias respiratórias.

Pode ser necessário realizar alguns exames, utilizar outros remédios para controlar a asma, ou até mesmo aumentar a dose para reduzir o uso da bombinha.

Uma ótima notícia para os brasileiros é que, desde 2012, o SUS disponibiliza as bombinhas totalmente de graça, nas unidades de saúde espalhadas por todo o país. E o melhor de tudo é que o paciente encontra os dois tipos, tanto do broncodilatador, quanto do corticoide.

Imagem: Reprodução/via Jhonata Silva (Publi Comercial)

 

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise