SAÚDE

Média de criadouros do mosquito transmissor da dengue é de 2,5 por residência em São Paulo

Publicado em 11/12, às 9h50

Por Priscila Perez

Uma residência em São Paulo pode conter uma média de 2,5 criadouros do Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya. É o que aponta a Secretaria de Estado da Saúde em um balanço inédito sobre o tema. Com a proximidade do verão, época do ano com maior risco de transmissão dessas doenças devido ao calor e às chuvas frequentes, é preciso ficar atento às ações de prevenção ao mosquito para evitar o acúmulo de água.

Agente da Prefeitura vistoria possível criadouro do Aedes aegypti. Foto: Marco Ambrosio/Futura Press/Folhapress.

O levantamento levou em conta os focos mais comuns do Aedes, como sótãos e forros (depósito elevado); vasos de plantas, garrafas e potes plásticos (depósitos móveis); calhas, lajes e piscinas (fixos); toldos, entulhos e sucatas (passíveis de remoção; além de plantas e árvores ocas (depósitos naturais).

Segundo a pasta, as larvas do mosquito são mais presentes em recipientes móveis. A média de criadouros é de 1,3 por residência positiva. “Manter o meio ambiente limpo e preservado contribui para a saúde coletiva. Como 80% dos criadouros do Aedes aegypti estão nas residências, pedimos a colaboração de toda a população para combater o mosquito e, assim, garantir a prevenção contra dengue, zika e chikungunya”, destaca o Secretário de Estado da Saúde, José Henrique Germann.

Dos 624 municípios que participaram da pesquisa, 482 apresentam situação satisfatória, 134 estão em alerta e oito apresentam situação de risco quanto à proliferação do Aedes (Barra do Turvo, Bento de Abreu, Iguape, Jacupiranga, Pedrinhas Paulista, Restinga, São Vicente e Tuiuti).

Prevenção

As principais dicas de prevenção são: deixar a caixa d’água bem fechada e limpa; retirar dos quintais objetos que acumulam água; cuidar do lixo, mantendo materiais para reciclagem em saco fechado e em local coberto; eliminar pratos de vaso de planta ou usar um pratinho que seja bem ajustado ao vaso e descartar pneus usados em postos de coleta.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Bird of Paradise