SAÚDE

Nova UBS na Vila Anastácio será inaugurada no fim de setembro

Publicado às 11h15

Por Cristina Braga

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS) informa que a entrega da reforma para adequações do novo prédio da UBS Vila Anastácio está prevista para o final deste mês. O atual posto instalado há 23 anos na Rua Bartholomeu Paes, 686, foi alvo de despejo devido ao valor de locação do imóvel – objeto de ação judicial há anos, com o prédio funcionando em condições precárias.

A luta da comunidade para obter o novo posto foi longa. Joaquim Balduíno da Silva, do Conselho Gestor de Saúde da unidade, lembra que, só no passado, protocolou três mil assinaturas na Promotoria Pública para a permanência da unidade de saúde no bairro.

Espaço da UBS Vla Anastácio. Foto: Cristina Braga/Folha Noroeste

Desde 2016, os conselheiros lutam para resolver a situação jurídica da UBS, que chegou ao fi m em 17 de setembro de 2018, resultando na ordem de despejo. “Procuramos vários imóveis junto com a Organização Social Associação Saúde da Família e a Prefeitura. Dessa busca, foram escolhidos quatro, e um deles passou por reforma desde abril deste ano. Aguardamos ansiosamente a inauguração”, comenta o conselheiro. Segundo a Coordenadoria Regional de Saúde (CRS) Oeste, o novo aluguel custará R$ 12 mil, e o contrato será renovado a cada 12 meses.

A nova UBS Vila Anastácio contará com 700 metros quadrados, distribuídos em três andares e servidos por elevador, com adequação e acessibilidade. Segundo a SMS, a unidade permanecerá sob o contrato de gestão com a Associação Saúde da Família (ASF). Além disso, todos os projetos em andamento continuarão sendo atendidos.

O quadro de funcionários é composto por médico clínico geral, pediatra, enfermeiro, dentista, farmacêutico, assistente social, técnico de enfermagem, auxiliar de saúde bucal e técnico administrativo.  A unidade, localizada na Rua Conselheiro Olegário, 239, na Vila Anastácio, conta ainda com equipe multidisciplinar formada por fonoaudiólogo, nutricionista e psicólogo.