SAÚDE

Setembro amarelo: mês de valorização da vida

Publicado às 10h30

Por Cristina Braga

Setembro é o mês dedicado à valorização da vida e à prevenção do suicídio, um assunto preocupante que deve ser levado a sério por todos. O suicídio é uma das principais causas de morte no país, ocorrendo, em sua maioria, entre jovens na faixa de 15 a 29 anos, segundo o Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM).

Para a Organização das Nações Unidas (ONU), as intervenções que demonstraram sucesso na redução de casos são: divulgação responsável do tema; implementação de programas entre os jovens para o desenvolvimento de habilidades que lhes permitam lidar com o estresse da vida; identificação precoce, além de gerenciamento e acompanhamento de pessoas em risco.

Sarau em Pirituba e Jaraguá

Com o slogan “Não é drama, não é para chamar atenção, não é falta de Deus e muito menos frescura”, a Supervisão Técnica de Saúde Pirituba/Jaraguá irá realizar entre os dias 20 e 27 de setembro um sarau público nos parques Rodrigo de Gásperi, em Pirituba, e Pinheirinho D’Água, no Jaraguá. Equipamentos de saúde da região, como UBS (Unidade Básica de Saúde), CAPS (Centro de Atenção Psicossocial), NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) e CECCO (Centro de Convivência e Cooperativa), integram a ação municipal voltada ao bem-estar.

O evento em alusão ao “Setembro Amarelo” contará com diversos serviços de saúde, intensificando o acolhimento, a ajuda e a desmistificação em torno da saúde mental. Durante o sarau, haverá apresentações de zumba, dança circular, Lian Gong (ginástica oriental), a hora do conto, shows musicais e microfone aberto à população. No dia 20, sexta, a ação ocorrerá no Parque Pinheirinho D’Água, localizado na Estrada de Taipas, 2.100, no Jaraguá. Já no dia 27, será no Parque Rodrigo de Gásperi, que fica na Avenida Miguel de Castro, 321, em Pirituba, sempre das 9h às 12h.