TURISMO

Turismo literário em Lençóis Paulista: cidade abriga a maior biblioteca do interior paulista

Publicado em 28/02, às 9h40

Com informações do Governo de SP

A meio caminho entre Botucatu e Bauru, seguindo pela SP-300 (a rodovia Marechal Rondon), encontra-se Lençóis Paulista, localizada a praticamente 286km da capital. Esse município de interesse turístico (MIT), de pouco mais de 68,4 mil habitantes (em 2019), pertence à região do Projeto Turístico Caminhos do Centro-Oeste Paulista e é drenado pelo sinuoso rio Lençóis, que é o principal manancial responsável pelo abastecimento de água local. Além dele, há também o córrego da Prata, que também corta a cidade e forma uma lagoa em sua área urbana.

Foto: Divulgação.

Lençóis Paulista guarda a particularidade de possuir a maior biblioteca pública do interior do Brasil, a “Orígenes Lessa”, por isso a cidade é conhecida nacionalmente como “A Cidade do Livro”. O acervo da instituição, superior a 90 mil livros e mais de 20 mil documentos, abrange desde peças raríssimas a decretos assinados pelo rei D. João V e mesmo objetos pessoais de escritores como Guimarães Rosa, Cora Coralina, Manuel Bandeira, Olavo Bilac, manuscritos do escritor lençoense Orígenes Lessa e materiais do ator Procópio Ferreira. Em média, é visitada por 300 pessoas por dia.

Orígenes Lessa. Foto: Divulgação.

Ainda na área literária, ocorre em novembro o Festival Integrado de Literatura de Lençóis Paulista, o FILLP, cuja primeira edição aconteceu em 2008 e vem sendo realizado ininterruptamente. Sua programação atrai mais de 20 mil pessoas a cada ano não só para os livros, mas também para a música, o cordel, a poesia, a contação de histórias, o teatro e a dança, tudo congregado num só evento. A cidade, que foi fundada em 1858, chamava-se originalmente “Lençóis”, mas um decreto de Getúlio Vargas, em 1940, determinou que não poderia haver duas cidades com o mesmo nome (a outra Lençóis, mais antiga, localiza-se no interior da Bahia), daí o acréscimo de “Paulista” em seu nome.

Museu Histórico e Cultural Alexandre Chitto. Foto: Reprodução/ Inspirock.

Em meio aos vários espaços culturais da cidade, o Museu Histórico e Cultural “Alexandre Chitto” possui um acervo de mais de 3 mil peças. Para o visitante, uma dica é passear no Parque do Povo, às margens da Lagoa da Prata, bem como no Parque do Paradão, no centro da cidade. Já um evento tradicional de Lençóis Paulista é a Facilpa, uma feira agropecuária próxima à Lagoa, que atrai mais de 100 mil pessoas por ano e já se firma como uma das maiores e mais importantes festas populares do interior. Contando com uma rede de hotéis e pousadas, Lençóis Paulista tem como meta se firmar cada vez mais no mercado regional, estadual e nacional de turismo.

Folha Noroeste

Somos o maior prestador da região Noroeste, com mais de 100 mil exemplares impressos a Folha do Noroeste tem se destacado pelo seu comprometimento com a Noticia e tem ajudado a milhares de pessoas a divulgar os problemas do cotidiano de nosso bairro.

Adicione Comentário

Clique aqui para postar um comentário

Instagram

Instagram has returned empty data. Please authorize your Instagram account in the plugin settings .

Video

Uniquely strategize progressive markets rather than frictionless manufactured products. Collaboratively engineer reliable.

Flickr

  • Milch
  • Coco
  • Orchid
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)
  • Label
  • Outside
  • Balcony
  • Julien Quentin (piano) & Yamen Saadi (violon) playing Gabriel Fauré
  • Anne Robbins (Kuratorin der Austellung "Paris 1874 Inventer l'Impressionnisme" Musée d'Orsay, Paris)